Inovação no transporte é apresentada à comunidade do Cajuru

Foto: Levy Ferreira/SMCS

| 25/10/2019

A primeira consulta pública do Projeto Inter 2, de inovação do transporte público da cidade, reuniu 176 pessoas no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, nesta quinta-feira (24/10). A reunião é parte do Programa de Obras Múltiplas do projeto que terá R$ 534 milhões em investimentos, dos quais R$ 427,2 milhões em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura de R$ 106,8 milhões.

O encontro com a comunidade foi aberto pela administradora regional do Cajuru, Adriane Cristina dos Santos. Também participaram os vereadores Serginho do Posto e Oscalino do Povo.

A arquiteta Olga Prestes, da coordenação de Transportes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e o engenheiro Paulo Socher, coordenador da Unidade Técnico Administrativa (Utag), que gerencia o programa junto ao BID, apresentaram as intervenções na área de abrangência da regional e os cidadãos puderam encaminhar sugestões por escrito e tirar dúvidas.

Entre as intervenções de destaque na região do Cajuru estão a integração do Inter 2 à Linha Verde, no complexo do viaduto do Tarumã, a reforma do Terminal Capão da Imbuia, a reestruturação de 10km de vias no itinerário do ônibus, com novas calçadas, iluminação e paisagismo, e a implantação do binário das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga.

Segundo a coordenadora de Transportes do Ippuc, só a integração do Inter 2 à Linha Verde deverá atender a 245 mil passageiros por dia.

Sugestões

Na reunião, foram entregues 16 sugestões ao projeto e outras 13 encaminhadas via internet pelo cadastro no portal https://conecta.curitiba.pr.gov.br/projeto-inter-2/login, acessado a partir do banner das consultas do Inter 2 em destaque no site da Prefeitura. Por esse caminho é possível ver o conteúdo do projeto, bem como a imagens ilustrativas e uma animação de como deverá ficar ao seu final. Até o dia 18/11 será possível enviar sugestões pela pelo portal.

Para as próximas terça, quarta e quinta (dias 29, 30 e 31/10) estão agendadas as consultas públicas do Inter 2 nas regionais Portão, Santa Felicidade, Boqueirão.

O projeto

O Projeto Inter 2 prevê intervenções por toda a cidade, ao longo dos 38 km de percurso das linhas do Ligeirinho Inter 2 e Interbairros II. Estão programadas a restruturação de 70km de vias e calçadas, a implantação de 35km de faixas exclusivas, 13 novas estações de embarque e desembarque modernas, climatizadas e autossustentáveis, novos terminais do Hauer e Campina do Siqueira, entre outras obras de grande porte.