Instituto Municipal de Turismo faz pesquisa com visitantes

SMCS

| 14/7/2017

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba iniciou uma pesquisa na Linha Turismo, os ônibus de dois andares que passam pelos principais atrativos da cidade. O objetivo é entender qual perfil dos usuários, assim como as características de comportamento e o nível de satisfação com o serviço.

As informações coletadas serão fundamentais para o planejamento das ações do Instituto, ressalta a presidente do orgão, Tatiana Turra. “Queremos retomar e consolidar a base de dados de Curitiba para podermos posicionar a cidade de forma correta enquanto produto turístico”, diz ela.

A Linha Turismo, afirma, é importante para o desenvolvimento do setor na capital. “A pesquisa vai nos ajudar a gerenciar melhor a Linha sobre os detalhes técnicos, como pontos e informações, mas também nas questões relativas à divulgação e promoção.”

A primeira etapa da pesquisa vai até 21 de julho e uma nova etapa deve acontecer entre agosto e setembro. A coordenadora da pesquisa, a técnica do Instituto Municipal de Turismo Carla Männich, explica que o método procura analisar épocas diferentes. “Em julho, devido às férias escolares, temos um movimento de turistas maior, por isso é importante entender como a cidade estará nas épocas de menor fluxo.”

Durante a pesquisa, usuários serão abordados nos pontos. Também é feita a contagem de embarques e desembarques de passageiros nos atrativos. O resultado será divulgado no término da segunda etapa.

As ações da pesquisa estão sendo realizadas pela equipe do Departamento de Turismo do Instituto e conta com o apoio da Urbs. A última pesquisa com foco em turismo feita em Curitiba aconteu em 2014.

Novidades

A Linha Turismo foi estendida com dois novos pontos no bairro Santa Felicidade. A mudança começou a valer no dia 8 de julho.

A partir de agora, o ônibus turístico seguirá um pouco mais pela Avenida Manoel Ribas até contornar a rua Santa Bertilla Boscardin, ao lado da Igreja de São José e Santa Felicidade. Antes, o contorno era pela rua Marcos Mocelin.

A alteração proporciona uma cobertura maior do centro tradicional do bairro. Para atender a mudança, os dois pontos de parada da linha na avenida Manoel Ribas foram readequados. Um ficou no começo do centrinho de Santa Felicidade e o outro no final.

Além dessas mudanças, a Linha Turismo terá dois novos pontos antes do início da Via Vêneto, onde também existe um comércio ativo.