TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Linha Turismo de Curitiba terá bilhete eletrônico com embarque ilimitado


Foto: Luiz Costa/SMCS

| 27/4/2018

A Linha Turismo de Curitiba vai ganhar bilhete eletrônico, em junho, com embarque ilimitado por 24 horas. O anúncio foi feito prefeito Rafael Greca, na noite desta quinta-feira (26/4), no Memorial de Curitiba, durante a abertura do 24º Salão Paranaense de Turismo.

Hoje, para embarcar na Linha Turismo, o visitante compra com o motorista uma cartela com cinco tíquetes e tem direito a um embarque e quatro reembarques durante o circuito por atrações da cidade.

“Nós apostamos no turismo e estamos fazendo a nossa parte”, reforçou Greca, que foi muito aplaudido pelas cerca de 500 pessoas presentes à abertura do evento promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR).

O prefeito lembrou que, desde o início da sua gestão, várias ações do município têm buscado fomentar o turismo de lazer e negócios na capital. “Reduzimos o ISS (Imposto Sobre Serviços) dos congressos, shows, espetáculos e feiras de 5% para 2% como um sinal desta boa vontade”, exemplificou Greca, que estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone.

Greca destacou ainda do sucesso do Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba e revelou que a programação natalina de 2018 começará no dia 22 de novembro, sempre de terça a domingo e em vários espaços públicos da capital.

“Promovemos um Natal magnífico em 2017 e a data de abertura da próxima edição foi escolhida por ser o dia da Festa de Santa Cecília Romana, padroeira dos músicos e da música”, completou ele, que lembrou ainda outras atrações promovidas pelo município com grande potencial turístico, como a Oficina de Música e os múltiplos eventos da Fundação Cultural de Curitiba.

Greca pediu para os participantes do salão, em grande parte, agentes de viagem, que divulguem mais Curitiba e suas atrações turísticas. “O local de abertura deste evento, por exemplo, não foi escolhido por mero acaso. O Memorial de Curitiba está localizado no coração da nossa capital e oferece uma série de ambientes para eventos, como jantares, exposições e palestras”, disse. “Além disso, a região central é uma viagem pela história da nossa Curitiba, com suas magníficas igrejas, museus, galerias e escolas de arte, sem nos esquecer da gastronomia”, enumerou o prefeito.

O presidente da Abav-PR, Antônio Azevedo, destacou que o Salão Paranaense de Turismo é a grande vitrine do segmento no estado. “Além de reunirmos, até o próximo sábado (28/4), as principais atrações turísticas paranaenses, também estaremos otimizando oportunidades de negócios e também oferecendo mais de 20 eventos de capacitação para os agentes de viagens, em áreas como gestão, vendas e tecnologia”, disse ele, que fez questão de agradecer o prefeito Rafael Greca pelo apoio dado pelo município à edição 2018 do evento.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, reforçou que o município vem buscando, permanentemente, incentivar a vinda e retorno de visitantes para a capital, seja através da divulgação da cidade em eventos em todo o país, bem como apoiando a capacitação de profissionais que atuam no segmento. “Além disso, vamos retomar a pesquisa de demanda, que não é feita desde 2012, que irá mostrar o perfil do turista que visita a cidade”, antecipou ela.

Programação

O Salão Paranaense de Turismo ocorre, nesta sexta-feira (27/4) e no sábado (28/4), no ExpoUnimed, no bairro Campo Comprido. O evento é voltado a agentes de viagens e reúne feira de negócios, palestras, rodadas de negócios e eventos paralelos. Entre os segmentos representados no evento estão: operadoras de turismo, hotelaria, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, locadoras de veículos, agências de câmbio, companhias de cruzeiros marítimos, seguradoras especializadas e órgãos oficiais do Turismo, além de prestadores de serviços do setor.

Curitiba

Curitiba participa do salão com dois estandes. O principal tem 72m² e destaca na decoração elementos pelos quais a cidade é conhecida. Há um pinhão estilizado de 4,5 metros e bancos e floreiras típicos das praças curitibanas e da Rua das Flores, além do piso que reproduz o calçamento de petit-pavé.

O segundo estande é dedicado às cervejas artesanais. O espaço se chama CuritiBéra, nome do programa de fomento ao turismo da cerveja criado pela Prefeitura. É fruto de uma parceria do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba com a Associação das Microcervejarias do Paraná e a Abav-PR.

Presenças

Também participaram da abertura do evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o vereador Pier Petruzziello, líder do prefeito na Câmara de Curitiba; o secretário estadual de Cultura, João Luiz Fiani; o presidente da Paraná Turismo e representante da governadora Cida Borghetti, professor Jacó Gimenez; o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana; o presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenactur), Michel Tuma Ness; o diretor de Operações do Sebrae-PR, Julio Cezar Agostini; a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel -PR), Jilcy  Joly; o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Adonai Arruda; o presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha-Curitiba), João Jacob Mehl; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Orlando Kubo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; a representante da Associação Comercial do Paraná (ACP), Cristiane Mocellin; e o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos no Paraná (Abeoc-PR), Fabio Skraba.

Categoria: Transporte Coletivo