TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Motoristas de aplicativos com carteirinha vencida precisam se recadastrar


Foto: Daniel Castellano/SMCS

recadastro

| 20/10/2021

Os motoristas de aplicativos de transporte cujo cadastro está prestes a vencer precisam ficar atentos e fazer o recadastramento junto à Urbanização de Curitiba (Urbs). O recadastramento será aberto a partir de 12 de novembro.

O cadastramento de motoristas de aplicativos de transporte é uma exigência legal e se tornou necessário a partir de 2020, com validade de dois anos para a carteirinha.

Segundo a Urbs, até o fim do ano, devem vencer cerca de 206 cadastros. Ao todo são 15.567 motoristas com carteirinhas válidas na capital. 

A renovação, assim como o primeiro cadastro, não tem custo a ser recolhido para a Urbs. O motorista terá os custos das certidões, que esse ano estão em R$ 100,98. O cadastramento é simples e totalmente on-line e a carteirinha é virtual.

Para se recadastrar, o motorista acessa seu cadastro neste site, com o mesmo login e senha. Caso não se lembre dos dados, poderá acessar com o CPF e recuperar a senha, que será enviada ao mesmo tempo via e-mail e SMS ao celular cadastrado.

O recadastramento está disponível 30 dias antes do término da validade da carteirinha. Após o vencimento, o motorista terá ainda 15 dias para finalizar o processo de renovação. Dentro desse prazo, o motorista não será autuado.

No recadastramento, o motorista irá informar novamente os dados da CNH, RENAVAM (e enviar o CRLV/DPVAT) do veículo e APP que trabalha e, após análise pelo setor dessas alterações, será necessário renovar as certidões.

Infração

A não renovação da carteirinha implica em infração gravíssima, multa e remoção do veículo, de acordo com o artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito, parágrafo VIII. A fiscalização é realizada pela Superintendência de Trânsito (Setran) e Guarda Municipal.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que a medida é importante para assegurar mais qualidade e segurança na prestação do serviço para motoristas e usuários.

Além disso, aumenta o controle sobre o transporte clandestino de passageiros na capital e inibe que pessoas eventualmente mal-intencionadas utilizem o sistema de transporte. “O cadastramento regulamenta a atividade em Curitiba e confere mais credibilidade ao profissional”, diz Maia.

A Urbs alerta para que os motoristas completem o recadastramento, com o envio de certidões, para que possam operar legalmente. Desde o início da exigência do cadastramento, em 2020, 3.534 motoristas concluíram o envio dos documentos, no entanto não providenciaram as certidões, o que invalidou o cadastro.

Categoria: Outros