Mudança na política para táxis pode ser vista nas ruas

SMCS

| 12/5/2016

As alterações na regulamentação do serviço de táxi, ampliando a qualidade do atendimento ao usuário e buscando maior valorização do taxista, representam, na prática, uma nova atualização na política de modernização do sistema adotada a partir de 2013.

Estagnado ao longo de 40 anos, o serviço de táxi de Curitiba requeria melhorias que deveriam passar inevitavelmente pela ampliação da frota, uma antiga e nunca atendida reivindicação da população. Do primeiro passo – a realização, em julho de 2013, da primeira audiência pública com taxistas – até os avanços definidos no decreto assinado nesta quinta-feira (12), muita coisa mudou.

A frota, que desde 1975 era de 2.252 táxis, passou a 3.002 em 2014. A categoria dos taxistas passou a ter participação efetiva nas decisões para o setor, uma prática que começou com a audiência pública que reuniu quase 2,5 mil taxistas em 2013 e vem se mantendo com reuniões e encontros com representantes da categoria para discussão de medidas a serem adotadas.

O aumento da frota foi feito por licitação – a primeira licitação para o serviço de táxi da história de Curitiba. Feita com total transparência, a licitação se destacou por seu cunho social ao definir a classificação por critérios técnicos e não financeiros, e por criar a categoria de táxi especial e especial compartilhado.

Desta vez, a licitação não foi pela maior oferta – o valor de outorga, equivalente a 500 quilômetros, era igual para todos – mas pelo tempo de experiência e proposta técnica, o que permitiu a participação de taxistas que até então atuavam como colaboradores de permissionários.

Pela primeira vez, também, foi criada a categoria de táxi especial – com carros adaptados para motoristas com deficiência; e táxi especial compartilhado, com veículos adaptados para transporte com conforto e dignidade de pessoas com deficiência.

Permissões x autorizações

Outro avanço significativo foi a criação de um regime único que transformou os antigos permissionários em autorizatários, dentro das mesmas normas e regulamentos dos taxistas que participaram da licitação. A diferença essencial (até então vista como impedimento à ampliação da frota) foi a adaptação do serviço às exigências da legislação atual, que estabelece definição de prazos para concessão do poder público.

As antigas permissões não previam prazo, o que alimentava um mercado clandestino de placas de táxi. Com o novo regime todos estão autorizados a explorar o serviço pelo prazo de 35 anos podendo, neste período, fazer uma única transferência. O beneficiado pela transferência terá que cumprir todo o prazo ou devolver a concessão que, então, será licitada. Para igualar todos os taxistas, a Prefeitura abriu um recadastramento e, ao se recadastrar, o taxista passava de permissionário a autorizatário, dentro das novas normas.

Também buscando a melhoria do serviço, o município viabilizou, numa parceria com a montadora chinesa BYD, a utilização, ao longo do ano passado, de dois táxis elétricos. Os resultados estão sendo avaliados pela equipe técnica da Urbs para possível inclusão de carro elétrico na frota de táxi da cidade. Outra alteração, foi a autorização para instalação de equipamento que permite o transporte de bicicleta, o que já é feito por mais de 50 taxistas.

Outra grande reivindicação da categoria foi atendida na semana passada quando o prefeito Gustavo Fruet sancionou lei que cria multa administrativa de R$ 1,7 mil para motorista flagrado fazendo transporte comercial irregular de passageiros. A nova multa pode ser aplicada sem prejuízo às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, inclusive com perda de pontos na carteira.

Confira os avanços recentes no sistema de táxi de Curitiba

COMO ERA                                                                           COMO FICOU

2.252 táxis                                                                              3.002 táxis

Permissões não licitadas                                                        Autorização só com licitação pública

Táxis parados                                                                         Táxi é obrigado a operar, no mínimo, 12                                                                                                horas por dia.

Táxi como investimento - incentivo ao mercado clandestino    Táxi como ferramenta de trabalho,                                                                                                          desistimulando mercado irregular                                                                                                          de placas

Categoria: Táxi