Projeto Inter 2: terminal Santa Quitéria, binários e ligeirão Sul

Foto: Levy Ferreira/SMCS

| 30/10/2019

Miniterminal no bairro Santa Quitéria, reestruturação de ruas e calçadas, revitalização do canteiro central da Avenida Presidente Arthur Bernardes, além de obras para o ligeirão Sul e binários. Estas e outras intervenções do projeto Inter 2 na Regional Portão foram apresentadas por técnicos da Prefeitura em audiência com a comunidade nesta terça-feira (29/10), no Portão Cultural.
Mais de 100 pessoas compareceram à audiência para sugerir melhorias e entender o projeto Inter 2, uma inovação da Rede Integrada de Transporte (RIT), que contará com estações de embarque modernas, climatizadas e estrutura preparada para veículos de elétricos, movidos à energia renovável.
“Os projetos executivos estão sendo preparados e agora é a hora de a população participar com sugestões ou para entender a proposta”, diz Olga Prestes, coordenadora de Transporte Público do Ippuc.
Os investimentos somam R$ 534 milhões, dos quais R$ 427,2 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura de R$ 106,8 milhões.

Novo terminal e integrações de linhas de ônibus

A etapa do projeto Inter 2 nos bairros da Regional Portão está no trecho entre os terminais Campina do Siqueira e Capão Raso. Onde hoje está a estação-tubo Santa Quitéria será implantado um novo terminal de integração.
O novo terminal integrará as linha diretas (ligeirinhos) Inter 2 e Caiuá/Cachoeira e o Interbairros 2 com as outras seis linhas que passam pelo local e que hoje não têm integração. As seis linhas são as que seguem sentido Centro, como Carmela Dutra, Vila Buriti, São Jorge.
O novo terminal será construído dentro das normas de sustentabilidade como placas de energia solar, além de acessibilidade.

Revitalização do eixo da Arthur Bernardes e Fonte de Jerusalém

O projeto do Inter 2 também incorpora algumas reivindicações da população. Uma delas é a revitalização dos equipamentos de esporte e lazer do canteiro central da Avenida Presidente Arthur Bernardes.
A Prefeitura irá construir novas quadras de tênis, uma pista de skate, parquinho para crianças e uma ciclovia, separando o uso com a pista de caminhada que atualmente é compartilhado.
“A Arthur Bernardes merece e precisa ter pista de bicicleta separada. Que bom que já está comtemplado no projeto”, disse Nelson Furman, presidente da Associação Regional de Empresários do Portão.
A rótula da Fonte de Jerusalém, no entroncamento das avenidas General Mário Tourinho e Silva Jardim, será alargada e terá mais pistas para melhorar o fluxo de veículos e de ônibus. A fonte também será revitalizada.

Binários, calçadas mais acessíveis e Ligeirão Sul

O projeto do Inter 2 também vai reestruturar 15 quilômetros de ruas na região. Com a melhoria do asfalto e faixas exclusivas para ônibus, as calçadas também serão reformadas.
“Minha sugestão é que, antes do início das obras, a Prefeitura faça uma comunicação reforçada aqui na região, pois são obras importantes, mas de grande impacto no dia a dia das pessoas”, sugeriu Angela Basso, diretora-geral do Colégio Bagozzi.
Os desalinhamentos das estações-tubo das canaletas da Praça do Japão ao Pinheirinho estão no pacote do projeto Inter 2. Estas obras são para implantação do Ligeirão Norte-Sul no trecho completo.
Os vereadores Mauro Bobato e Edson do Parolin compareceram à audiência do Portão, aberta pelo administrador regional, Gerson Gunha.