Simples e prático, autoteste de HIV na Rodoferroviária completa um ano

Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 26/9/2019

Ele parece só um armário, mas é mais uma opção de teste de HIV para homens. Desde que foi instalado no piso superior do bloco estadual da Rodoviária, há um ano, o armário já recebeu 924 solicitações de autotestes de Aids por fluido oral e teve 437 pedidos retirados.

A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e apoio da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).

O prefeito Rafael Greca esteve nesta quinta-feira (26/9) no local, com a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, para comemorar o primeiro aniversário da ação que faz parte do projeto A Hora é Agora, voltado a homens que fazem sexo com homens (HSH) e gays do sexo masculino, maiores de 18 anos, residentes em Curitiba.

"O autoteste do armário é uma iniciativa exitosa, tudo muito simples, prático e com toda a privacidade", disse o prefeito.

"É mais uma peça importante dentro da nossa estratégia de diagnóstico e controle do HIV", completou a secretária.

A grande circulação de pessoas pelo terminal de ônibus ajuda a divulgar essa nova forma de realizar o teste do vírus. Toda semana, cerca de 100 mil pessoas passam pela Rodoviária de Curitiba.

O projeto é voltado para um dos grupos populacionais de maior vulnerabilidade para a infecção por HIV. O perfil atual do HIV é uma epidemia concentrada. Entre HSH, a prevalência de HIV é de 18,41%, enquanto na população geral o índice é de 0,4%. O diagnóstico precoce aumenta o sucesso do tratamento e reduz a transmissão.

Como solicitar

Para solicitar o autoteste, o interessado deve acessar a plataforma virtual www.ahoraeagora.org ou o aplicativo, disponível nas versões Android e IOs, e preencher um questionário. Não é necessário se identificar.

Feito o pedido, ele recebe em até dois dias um código de retirada e uma senha. Aí, com essas informações, ele deve se dirigir à Rodoviária, no Jardim Botânico, para fazer a retirada.

O teste fica disponível por 72 horas a partir da emissão da senha. Para esclarecer dúvidas, o projeto oferece um e-mail de suporte por meio da plataforma.

Outras opções

O autoteste por fluido oral também pode ser retirado no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), na Rua do Rosário, 144, no São Francisco, de acordo com o mesmo processo de solicitação. Porém, nesse caso, não há o armário. Deve-se apenas apresentar o código recebido por e-mail na recepção. Nesse canal, o prazo de retirada é de até 15 dias.

Outra opção é a disponibilização de envio do autoteste pelos Correios. A solicitação é feita pela mesma plataforma, por meio do site www.ahoraeagora.org ou pelo aplicativo A Hora é Agora.

Na plataforma web do A Hora é Agora também é possível calcular o risco de contrair o vírus da Aids por meio de uma calculadora, que foi adaptada do escore de risco do CDC (da sigla em inglês para Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA). O resultado é apenas uma projeção e não substitui um exame.

A plataforma na web também traz um mapa interativo que mostra pontos de testagem de HIV no município e informações sobre orientações e formas de prevenção.

Clínica

Por meio da parceria do A Hora é Agora, a Prefeitura também inaugurou, em 2018, uma clínica pioneira inovadora para o diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis para homens. O E-COA, além de oferecer atendimento voltado a população-chave da epidemia, também inovou a passar a ofertar esse serviço em horário alternativo, das 17h às 22h, de terça à sexta-feira.

Estudantes

Antes da visita ao local do autoteste de HIV, o prefeito se encontrou com um grupo de 62 alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Maria Neide Gabardo Betiatto. Eles estavam ali para uma atividade sobre transporte na Urbs.

Greca tirou fotos ao lado dos estudantes, além de distribuir exemplares do gibi Curitibinha.

Categoria: Rodoviária