TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Técnicos de Curitiba visitam fabricantes de ônibus elétricos em São Paulo


Foto: Divulgação

| 29/11/2021

Técnicos em transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbanização de Curitiba (S/A) farão, nesta semana, visita técnica a fabricantes de ônibus elétricos no Estado de São Paulo.

A agenda, com compromissos de terça (30/11) a sexta-feira (3/12), faz parte dos estudos feitos por Curitiba para os projetos do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste, de implantação da eletromobilidade em larga escala na Rede Integrada de Transporte (RIT) da capital paranaense.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca e o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, deverão se integrar à equipe da cidade na sexta-feira (3/12), para conhecer os sistemas e fazer uma análise conjunta das visitas.

“A implantação da eletromobilidade em larga escala prevista para o novo Inter 2 e o corredor Leste-Oeste é uma intervenção estruturante que irá elevar de patamar o transporte de Curitiba. Conhecer os modelos disponíveis e em funcionamento no Brasil e no Exterior é fundamental para termos elementos suficientes para definir o que melhor se aplica a Curitiba”, afirma o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

No estado vizinho, a equipe curitibana cumprirá agenda nas cidades de São Paulo, Campinas e São Bernardo do Campo. Na capital paulista visitarão a SPTrans, gerenciadora do transporte, para conhecer o veículo produzido pela fabricante chinesa de ônibus elétrico Higer Bus. O modelo de ônibus Azure A12BR (Padron) está em fase de homologação e em breve deverá ser incorporado à frota paulistana.

Ainda em São Paulo-capital será feita visita à garagem da empresa Transwolf e viagem guiada à linha Unisa/Santo Amaro, um projeto-piloto de 17 ônibus elétricos padron.

Para a agenda em Campinas está programada a visita à fábrica da BYD Brasil. Lá, os técnicos curitibanos irão conhecer os ônibus articulados elétricos da BYD, com 22 metros de comprimento e capacidade para transportar 170 pessoas. Também em Campinas deverão visitar a operadora de transporte Itajaí, que conta com 12 veículos elétricos em operação.

Em São Bernardo do Campo, a equipe de Curitiba visitará a empresa Eletra para conhecer o e-Bus, produzido no Brasil como resultado de uma parceria com as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. O e-bus é um ônibus articulado, com 18 metros e capacidade para 150 passageiros. Também serão apresentados os modelos e-bus de 15 metros, dual-bus de 15 metros (nas versões elétrico e híbrido) e dual-bus de 23 metros (elétrico, híbrido e trólebus) e o híbrido de 13 metros, já em operação.

Farão parte da equipe de estudos nas visitas os integrantes do setor de Mobilidade e Transporte do Ippuc, Olga Prestes e Fabiano Losso, e os técnicos envolvidos nos projetos com investimentos externos Ana Jayme, Ismael França e Cléver de Almeida.

De parte da Urbs, participam o diretor de Transportes da Urbs, Aldemar Martins Neto; Sérgio Oliveira, gestor de Transporte; e Celso Lúcio, gestor da Área de Tecnologia do Transporte. Também acompanham a visita representantes da WRI e do C40, parceiros do município nos projetos de eletromobilidade.

Categoria: Transporte Coletivo