TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Terminal do Boqueirão terá bacia de contenção para prevenir alagamentos


José Fernando Ogura/SMCS.

| 11/1/2023

O Terminal do Boqueirão está entre os pontos da cidade em que a Prefeitura de Curitiba está realizando melhorias para prevenir o risco de alagamentos causados por chuvas intensas, comuns no verão. 

Sob o estacionamento, na área ao lado do terminal, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está implantando uma bacia de contenção de cheias, com capacidade de reter até 510 mil litros de água.

Na tarde desta terça-feira (10/1), o prefeito Rafael Greca vistoriou as obras, que vão aumentar a capacidade de drenagem do local. 

“Estamos trabalhando para evitar os efeitos das chuvas que estão cada vez piores por causa do aquecimento global. Aqui, a velha tubulação está sendo substituída por uma nova, com 1,5 metro de diâmetro, capaz de acumular 510 mil litros de água”, disse o prefeito.

 

A intervenção de macrodrenagem, que ficará sob o estacionamento, tem extensão de 152 metros e está recebendo duas fileiras, em alinhamento duplo de tubulações, totalizando 304 metros de novas manilhas.

Escoamento mais ágil

A nova estrutura vai permitir que volumes elevados de água, ocasionados por chuvas fortes, sejam escoados com mais rapidez e diminuam as possibilidades de cheias.

“Essa intervenção vai colaborar para desafogar o sistema de drenagem local, que em dias de chuvas muito intensas, fica sobrecarregado. Com maior área para a água escoar, minimiza-se o risco de cheias”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

As obras fazem parte do Programa Curitiba Contra Cheias e foram iniciadas na segunda quinzena de dezembro de 2022. 
Na próxima etapa, será feita a ligação das galerias pluviais do entorno à bacia de contenção. A previsão é que toda as ligações devam estar concluídas em abril.

Fim dos alagamentos

Raíssa Paraguaio, 32 anos, é gerente há 14 anos de um comércio no entorno do Terminal e foi conferir o andamento das obras e ficou impressionada com o diâmetro das tubulações.


“O progresso está vindo. Com essa obra, não vou mais precisar encostar a porta da loja e colocar paninho na fresta para não deixar a água entrar quando tiver chuva torrencial. Vai melhorar bastante”, diz Raissa. 


Também acompanharam a vistoria das obras da bacia de contenção no Terminal do Boqueirão, o vereador Mauro Moraes; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; superintendente de Implantação de Obras Urbanas da Smop, Marcelo Bremer; o chefe de gabinete da Smop, Rafael D'Avila, acompanhando a equipe técnica da secretaria, além de representantes da Urbs e comerciantes da região.

Categoria: Transporte Coletivo