Transporte e mobilidade rendem lições a estudantes

Divulgação/SME

| 6/4/2018

Os ônibus são patrimônio público de Curitiba. Lições como esta foram apresentadas a 70 estudantes das escolas municipais Cel. Durival de Britto e Batel, nesta quinta-feira (5/4), em visita à Urbs, empresa que controla o transporte público da cidade.

A ação faz parte do Projeto Cidadania Jovem – Informar para Formar, desenvolvido pela Urbs e a Secretaria Municipal da Educação. "Conversar com as crianças e mostrar como funciona o sistema de transporte ajuda a conscientizá-las sobre a necessidade de mudanças para o futuro", explica o coordenador de Relações Institucionais da Urbs, Iverson Portella.

No encontro, os estudantes assistiram a um panorama sobre o sistema de transporte e entenderam como a população perde com atos de vandalismo em ônibus, que acabam por exigir maiores investimento em ações de segurança, monitoramento e reposição de equipamentos danificados.

Os estudantes também viram imagens gravadas no Centro de Controle Operacional (CCO) e que mostram vândalos quebrando vidros de estações-tubo e riscando ônibus. "Precisamos nos unir, nos informar e lutar pelo reconhecimento do transporte como um bem comum", disse Ana Mel de Almedia, 10 anos, da Escola Municipal Batel.

As palavras da estudante Stefany Conceição de Mira, de 11 anos, apontam que o projeto tem cumprido esse papel. "Acredito que o transporte tem muita influência sobre a minha Curitiba. Esse é um dos serviços de referência e, ainda que exija melhorias, nos auxilia muito no dia a dia", disse.

Na sala de aula

Dois mil estudantes serão atendidos pelo projeto e aprenderão como funciona o sistema, os tipos de ônibus de cada linha, o significado da integração e a importância do ônibus no dia a dia de milhares de cidadãos.

O aprendizado não termina na visita à Urbs. O assunto é parte de atividades em sala de aula com produções de textos, ilustrações, representações, além do debate com as famílias.

Os encontros do Cidadania Jovem são realizados semanalmente ao longo do ano letivo, cada vez com uma escola diferente.

Categoria: Eventos