TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs promove palestra com dicas sobre saúde do homem


Foto: Divulgação

| 24/11/2021

Funcionários da Urbanização de Curitiba (Urbs) participaram, nesta terça-feira (23/11), de uma palestra sobre saúde do homem, como parte das ações do Novembro Azul, mês marcado internacionalmente com atividades voltadas à conscientização e a importância do tema

A palestra, ministrada pelo médico oncologista Bruno Ribeiro Batista, do Centro de Oncologia do Paraná, trouxe informações sobre saúde e o câncer de próstata e a importância dos exames e diagnóstico precoce. Em Curitiba, o câncer de próstata teve uma incidência de 24/100 mil homens no ano passado. O dado é do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Cerca de 30 funcionários, entre homens e mulheres, participaram da palestra, que teve orientações sobre causas, prevenção, tratamento e evolução da doença, que é mais comum em homens acima de 50 anos. Os participantes também tiraram dúvidas sobre o tema.

Para Batista, é preciso observar os sintomas e não subestimá-los. “Muitos homens percebem variações na urina, como cor, jato, frequência, dentre outras alterações e mesmo assim não procuram um médico”, diz.

Cuide da saúde

As unidades de saúde em Curitiba ofertam, permanentemente, atividades que focam a melhoria da qualidade de vida, com programas de atividades físicas, alimentação balanceada e orientações para mudanças de hábitos como fumo e abuso do álcool. Além disso, entre os cuidados gerais para uma vida saudável, controlar o peso, priorizar sono de qualidade e diminuir o nível de estresse são importantes fatores.

Categoria: Outros