Vias rápidas e canaletas recebem iluminação mais potente

Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 25/1/2022

A Prefeitura deu início nesta semana à segunda fase do programa de modernização da iluminação pública da cidade. As equipes do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão substituindo as lâmpadas de vapor de alta pressão de 400W por luminárias de LED em vias rápidas, avenidas que fazem ligações entre bairros e nas canaletas de ônibus.

Os bairros beneficiados nesta etapa são Campina do Siqueira, Capão Raso, Bigorrilho, Campo Comprido e Mossunguê, mas a modernização se estenderá por outras regiões da cidade, já que serão instaladas nesta etapa 4.046 luminárias de LED com potência mais alta de 230W, que garantem iluminação mais potente e proporcionam economia no consumo de energia.

Segurança e economia

“São vias de grande circulação de pessoas e veículos e a iluminação mais eficiente vai trazer um ganho importante na segurança dos pedestres e motoristas, sem contar que este tipo de lâmpada traz uma economia de 50% no consumo de energia”, disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.

Os trabalhos começaram pelas ruas Mário Tourinho (Seminário) e André Ferreira Barbosa (Capão Raso). Depois se estenderão para as ruas Major Heitor Guimarães (Seminário), Padre Agostinho e Martim Afonso (Bigorrilho), Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Pedro Parigot de Souza (Campo Comprido).

Iluminação decorativa

Além das modernizações em vias públicas de potências altas, a Prefeitura também está modernizando a iluminação decorativa. São luminárias instaladas em postes de 5 a 6 metros de altura, que beneficiam os pedestres que transitam pelas calçadas e ciclovias da cidade.

Estão sendo substituídas 855 lâmpadas de vapor metálico de 150W para luminárias de LED com potência de 52W, proporcionando maior luminosidade e economia de consumo de energia em torno de 30% em relação às outras lâmpadas.

Curitiba cada vez melhor

O comerciante Hannes Stabla comemorou a novidade. Ele tem uma loja de sucos no Centro Comercial Arthur Bernardes, a Jui Place, e gostou muito do benefício.

“Tudo o que for para melhorar é muito bem-vindo. A nova iluminação vai ajudar a desenvolver nosso centro comercial. Curitiba está cada vez melhor”, elogiou.

O músico Guilherme Temporal, que usa o nome artístico “Guiga T”, disse que a nova iluminação de LED ficou “excelente”. “Ficou muito bom, com mais luminosidade, dá para andar tranquilo à noite”, disse o rapaz, que passeava com a namorada Júlia Bronzi e o seu cãozinho. Guiga T foi o vencedor da edição de 2019 do Canta Curitiba, festival realizado pela Prefeitura e que reuniu 80 bandas.

Trabalho avança

De acordo com o Departamento de Iluminação Pública, 85% das novas lâmpadas já foram instaladas. O trabalho começou em novembro do ano passado e já foi realizado nas avenidas Getúlio Vargas (Rebouças), Senador Salgado Filho (Uberaba) e Winston Churchill (Capão Raso).

Também estão com novas luminárias as ruas Padre Anchieta (Bigorrilho) e Enette Dubard (Tatuquara). Já nas ruas Anne Frank (Boqueirão) e Tenente Francisco Ferreira de Souza (Hauer), a implantação das novas luminárias está em andamento.

Nesta nova etapa do programa de modernização da iluminação pública da cidade, serão instaladas quase 17 mil luminárias de LED nas ruas. Nos últimos cinco anos, foram instaladas 68.459 lâmpadas de LED na capital, o que representa 42,8% da iluminação pública da cidade.