Seg, 11 de Dezembro de 2017

Passe Escolar

Utilidades

Passe escolar

Clique aqui para consultar a Legislação referente ao Passe Escolar

O atendimento para obtenção do Passe Escolar é realizado em um dos nove Postos de Atendimento da URBS (clique aqui para ver endereços e horários de atendimento dos Postos da URBS).

Para isso, o interessado deverá comparecer munido de todos os documentos necessários para comprovação das condições estabelecidas na legislação vigente (clique aqui para verificar os documentos necessários).

Para evitar filas e agilizar o atendimento, o interessado poderá realizar seu pré-cadastro e imprimir o formulário no botão abaixo. Logo após o preenchimento e impressão do formulário, poderá também agendar local, data e horário para o seu atendimento presencial, onde apresentará toda a documentação necessária para obtenção do benefício.

Dê preferência para agendar seu atendimento no Posto da URBS mais próximo de sua residência.

Caso opte pelo atendimento sem o agendamento via internet, o interessado deverá se dirigir a um dos Postos da URBS e retirar uma senha para atendimento. As senhas serão entregues conforme capacidade de atendimento do posto e poderão se esgotar antes das 14h.

Os estudantes que já possuem o benefício do Passe Escolar deverão se recadastrar anualmente. Para estes, além da documentação necessária, é obrigatória também a apresentação do Cartão Transporte – Estudante

Cartão Transporte Estudante

Quem tem direito

Aluno que reside e estuda em Curitiba, matriculado em escola de ensino regular de primeiro, segundo ou terceiro grau, residindo a mais de 10 (dez) quadras ou equivalente à distância aproximada de 1000 (mil) a 1200 (mil e duzentos) metros da escola que frequenta e que tenha renda familiar, conforme abaixo especificado:

- 1 (um) filho com direito ao passe escolar, renda familiar de até 3 (três) salários mínimos (renda bruta);

- 2 (dois) filhos com direito ao passe escolar, renda familiar de até 4 (quatro) salários mínimos (renda bruta);

- 3 (três) filhos ou mais com direito ao passe escolar, renda familiar de até 5 (cinco) salários mínimos (renda bruta). 

São fornecidas 2 (duas) passagens diárias em “Cartão Transporte - Estudante” para utilização exclusiva no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Curitiba.

Atendendo o contido na Lei Federal n.º 9394/96, a qual estabelece que o ano letivo deve ter 200 (duzentos) dias, anualmente o limite máximo a ser adquirido é de 400 (quatrocentos) passes escolares.

O cadastro tem validade para o ano em curso, devendo ser feito o recadastro com toda a documentação atualizada a cada início de ano letivo.

Formulário

O cadastro para aquisições do passe escolar será feito mediante o preenchimento de formulário próprio, impresso após a realização de um pré-cadastro, via internet, ou retirado na própria URBS, podendo ser subscrito pelo aluno, se maior de 18 (dezoito) anos ou pelo seu responsável legal, admitindo-se por exceção, o cadastro por procurador instituído por mandato público, com documento de identificação, devendo ser assinado o protocolo pelo recebimento do Cartão Transporte - Estudante emitido em nome do aluno beneficiário.

Deverão ser apresentados documentos originais e fornecidas cópias desses, conforme composição familiar.

Declaração de matrícula (apenas original)

Declaração de matrícula da instituição de ensino devidamente assinada e carimbada pela instituição, contendo o grau, a série e o período contemporânea à data do pedido.

Declaração de que é beneficiário de bolsa de estudo, se for o caso.
Em caso de pagamento dos estudos por terceiros (instituição financeira ou empresa), apresentar declaração firmada e reconhecida em cartório ou cópia do contrato de financiamento (FIES e ou PROUNI).

  Identificação do Estudante e CPF

Cédula de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou outro documento a eles equiparados.

  Identificação do responsável legal (Pai, Mãe, Tutor, Procurador ou Curador) e CPF

Cédula de identidade, carteira de trabalho ou outro documento a eles equiparados.

  Comprovante residencial atualizado em nome do aluno, responsável legal e/ou do cônjuge

Talão de luz, talão da conta do telefone fixo, talão do imposto predial, talão da água.

  Comprovante(s) de rendimento(s) da família (pai, mãe, aluno inscrito, responsáveis legais ou cônjuge) atualizados, conforme abaixo descrito:

  Para aqueles que prestam serviço com vínculo empregatício:

  • Contracheque, recibo de pagamento, holerite.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) apresentar a original e cópia das páginas onde consta a foto, a qualificação civil, o último contrato de trabalho, a página seguinte em branco e alterações salariais (quando houver alteração).
  • Declaração firmada pelo empregador, com firma reconhecida, da qual conste a remuneração total.

  Para aqueles que prestam serviço em caráter autônomo:

  • Declaração de renda assinada pelo responsável legal subscrita por duas testemunhas constando nome, nº da cédula de identidade, endereço e assinatura, reconhecida firma em cartório das duas testemunhas da qual conste a remuneração total (comprovar através da carteira de trabalho que não trabalha registrado apresentando a original e cópia das páginas onde consta a foto, a qualificação civil, o último contrato de trabalho, a página seguinte em branco). OBS.: conforme o Art. 228, Inciso V, do Código Civil, não podem ser admitidos como testemunhas: cônjuges, os ascendentes, os descendentes e os colaterais, até o terceiro grau de alguma das partes, por consangüinidade, ou afinidade.

 Para aqueles que recebem pensão ou são aposentados:

Além dos comprovantes de renda acima citados  

  • Apresentar documento atualizado de comprovação de renda emitido pelo instituto previdenciário.

  Para casos em que um dos responsáveis legais ou o cônjuge seja falecido ou estejam separados:

  • Apresentar cópia e original do atestado de óbito ou da averbação do divórcio.   

Observação: Caso os pais do aluno não residam em Curitiba, é necessário apresentar renda dos mesmos para análise cadastral, com documentação conforme anteriormente elencado.

Atenção: A URBS poderá solicitar para análise da renda familiar a declaração de imposto de renda dos pais, do responsável legal, do aluno beneficiado ou do cônjuge quando for o caso.

Aprovada a inscrição cadastral, será emitido o Cartão Transporte - Estudante do aluno, ou, quando -aprovado o recadastro para aqueles que já possuem o cartão, o passe escolar poderá ser adquirido (ao preço de 50% do valor da tarifa vigente), junto à Tesouraria da URBS na Rodoferroviária, ou via internet no site da URBS - PESSOA FÍSICA.

O tempo de liberação dos passagens de compras efetuadas pela Internet é em até 72hs, após a confirmação do pagamento do boleto bancário ou guia de recolhimento. O sistema oferece a carga de passagens mediante a simples aproximação do cartão no equipamento validador instalado dentro de toda a frota operante, em estações tubos e terminais

A aquisição poderá ser feita na proporção equivalente ao valor de 50 (cinquenta) passagens para 1 mês ou 100 (cem) passagens para 2 meses, contados da data da última aquisição, para alunos que frequentam a instituição de ensino diariamente. 

Qualquer pessoa de posse do Cartão Transporte - Estudante, desde que o cadastro esteja liberado para o ano letivo em curso, poderá adquirir passagens se estiver na data para aquisição.

O cartão transporte Estudante poderá acumular no máximo 200 passagens.

Se no momento do recadastro o estudante tiver saldo remanescentes no seu cartão transporte estudante, este será considerado para o próximo ano letivo.

Pré-Cadastro Sócio-Econômico para o Passe Escolar

Clique aqui para iniciar seu pré-cadastro e agendamento

Caso já tenha preenchido seu pré-cadastro via internet, porém ainda não agendou seu atendimento, poderá realizar o agendamento logo abaixo. Para isso, tenha em mãos o número do seu protocolo e o número do documento de identificação digitado no formulário impresso no momento do pré-cadastro.

AGENDAMENTO DO ATENDIMENTO



Para reimpressão do Formulário do Passe Escolar, clique aqui

Reagendamento do Atendimento - Passe Escolar

Caso já tenha agendado seu atendimento pela internet, porém, precisa alterar a data, horário ou local de atendimento, poderá fazê-lo logo abaixo, desde que seja, no mínimo, com 01 (um) dia de antecedência da data agendada anteriormente.

Para isso, tenha em mãos o número do seu protocolo e o número do documento de identificação digitado no formulário impresso no momento do pré-cadastro.

REAGENDAMENTO DO ATENDIMENTO

Horário de ônibus


Linhas Metropolitanas

Cartão transporte