TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Acessibilidade

Acessibilidade no Transporte Coletivo

Em Curitiba, o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência é um princípio essencial no planejamento e na operação do transporte coletivo. Todas as obras de melhoria, bem como as diversas ações promovidas pela URBS, têm como objetivo oferecer um transporte mais eficiente, ágil, confortável e seguro. Essas iniciativas buscam assegurar acessibilidade e mobilidade plena para passageiros com deficiência física e/ou mobilidade reduzida.

Como parte da política de aprimoramento da acessibilidade no sistema de transporte, desde 2018, todos os ônibus incorporados à frota da RIT (Rede Integrada de Transporte) passaram a contar com dois espaços reservados para pessoas com deficiência em cadeira de rodas. Esses espaços, devidamente equipados para garantir a segurança dos usuários, proporcionam maior acessibilidade e conforto no transporte coletivo de Curitiba.

Atualmente, 100% da frota do transporte coletivo de Curitiba é composta por veículos totalmente acessíveis, um resultado das diretrizes estabelecidas pela URBS às operadoras, contemplando a renovação contínua dos ônibus. Todos os novos veículos devem, obrigatoriamente, contar com equipamentos e dispositivos que assegurem a plena acessibilidade, incluindo sinais sonoro e visual para o fechamento das portas, plaqueta em Braille com o prefixo do veículo, mensagem de voz ao ser acionado o botão de parada pelo cadeirante, além de estofamento nos assentos preferenciais, os quais totalizam pelo menos 20% dos assentos dos ônibus como reservados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o dobro do percentual exigido em nível nacional, reforçando o compromisso de Curitiba com a acessibilidade e o conforto de todos.

Adesivos com o SIA (Símbolo Internacional de Acessibilidade), em fundo azul-ciano e pictograma branco, são aplicados nas laterais, na dianteira e na traseira dos ônibus, em posições padronizadas para permitir a identificação à distância dos veículos acessíveis.

Entre os assentos preferenciais, há ainda a reserva de um assento especial para pessoas obesas e, a partir de 2024, um dos bancos duplos passou a ter uso prioritário para pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia, contando com um espaço ampliado para as pernas, a fim de acomodar adequadamente o animal.

Ainda em relação à acessibilidade, as estações tubo equipadas com elevadores ou rampas representam mais de 87% da quantidade total existente.

Outra forma de romper limitações e garantir uma maior independência aos idosos acima de 65 anos e às pessoas com deficiência que se enquadrem nos critérios estabelecidos em lei municipal, é a isenção tarifária. Atualmente, os isentos representam mais de 15,56% do total de usuários/mês do sistema de transporte integrado. Pessoas carentes com deficiência são encaminhadas através de instituições conveniadas com a FAS - Fundação de Ação Social, das instituições credenciadas à SMS - Secretaria Municipal de Saúde, ou aqueles residentes em Curitiba e que não são atendidos em alguma dessas instituições, e que iniciam o processo para encaminhamento nos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, para avaliação sócio-econômica da família, seguido de avaliação médica, feita por um médico da SMS e também através das Prefeituras das cidades da Região Metropolitana.

ACESSO - Transporte Especial

O ACESSO é uma nova maneira que a Prefeitura Municipal de Curitiba criou para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência. É um serviço de microônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão-guia e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência.

Busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do serviço de que ela precisa e a deixa na porta de casa, quando o atendimento tiver terminado.

Para mais informações, acesse o site http://www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/acesso-transporte-especial/8

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Download