Sáb, 25 de Outubro de 2014

Transporte escolar

Transporte

As empresas e pessoas físicas que prestam serviço de transporte escolar devem procurar a URBS para vistoria nos veículos e renovação do documento que garante a regularidade do serviço conforme a legislação. A URBS alerta os transportadores que estão com o documento vencido para que não deixem a realização da vistoria para a última hora, nas vésperas da volta às aulas. A procura – e também a espera pelo atendimento – aumenta muito com a proximidade do período escolar.

A fiscalização confere os itens de segurança, conforto e aparência, assim como a parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de para-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, e outros.

Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, um selo que fica colado do lado superior direito do para-brisa dianteiro, válido por seis meses.

Além do adesivo com a data de validade da última vistoria, os pais devem exigir ainda o Certificado Cadastral do Condutor na hora de contratar o serviço. O documento é concedido aos motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias "D" e "E", possuem pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e têm curso específico de condutores de veículos.

Os pais podem obter informações na URBS sobre o cadastro do veículo (Licença para Trafegar) e a habilitação do motorista (Certificado Cadastral do Condutor), bem como os prestadores de serviços mais próximos da região de cada escola.

O atendimento é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3320-3321.


Prestadores de serviço

Selecione o bairro: