Sáb, 27 de Maio de 2017

FAQ - Perguntas Frequentes

Comunidade

Perguntas frequentes

1 - Qual a finalidade do sistema de integração entre as Ruas da Cidadania e os terminais de transporte?

O sistema de integração tem a finalidade de facilitar o acesso às Ruas da Cidadania aos usuários do transporte coletivo de Curitiba que estão no interior dos terminais, sem o pagamento de uma nova tarifa quando do retorno ao terminal.

2 - Como funciona o sistema de integração?

O Sistema de Integração funciona de forma automatizada. O usuário do transporte coletivo de Curitiba que utilizou o Cartão Transporte da URBS no período de até 60 (sessenta) minutos antes da integração, deverá passar o cartão na saída do Terminal e validar em até 10 (dez) minutos o mesmo cartão na máquina de validação existente dentro das ruas da Cidadania ou do Shopping Popular. Desta forma, o cidadão terá até 2 (duas) horas para regressar ao Terminal de Ônibus sem o pagamento de uma nova passagem.

3 - Qual o horário de funcionamento do sistema de integração?

O funcionamento do sistema de integração vinculado ao Terminal Capão Raso é de segunda a sábado das 9 às 21 horas. O sistema de integração dos terminais Pinheirinho, Fazendinha, Santa Felicidade e Carmo funcionam das 8 às 18 horas de segunda a sexta feira.

4 - Como funciona o sistema de integração com a Rua da Cidadania Tatuquara?

Os usuários das linhas 617-Jd. Ludovica650-Sta Rita/Pinheirinho684-Rio Bonito e 685-Rio Bonito/CIC, com o uso do cartão transporte, terão acesso aos serviços da Rua da Cidadania do Tatuquara, com integração temporal para retorno.

Após pagar a tarifa com o cartão transporte nas referidas linhas, os usuários terão 30 (trinta) minutos para validar o cartão em equipamento instalado no interior da Rua da Cidadania, podendo retornar às linhas em até 120 minutos sem pagar nova passagem.

Para que toda a região tenha acesso à Rua da Cidadania, até a construção do Terminal Tatuquara, as linhas 646–Pompéia/Janaína659-Caximba/Olaria, 680–Rurbana681–Dalagassa e 690-V. Juliana terão integração temporal (sessenta minutos) com as linhas 617-Jd. Ludovica e 684-Rio Bonito, nos dois sentidos, nos pontos em comum das linhas na Rua Delegado Bruno de Almeida.

5 - Serviços de bancos, correios, restaurantes populares e similares localizados próximos à Rua da Cidadania, podem se valer do sistema de integração?

Não, o sistema de integração é exclusivo para a utilização dos serviços e/ou comércio instalado no interior das Ruas da Cidadania.

6 - Usuários que vêm de fora do terminal, podem utilizar os serviços e/ou comércio instalados no interior do mesmo?

Sim, porém para adentrar ao terminal, o usuário terá que pagar a tarifa, mesmo que não venha a utilizar o transporte coletivo.

7 - Crianças e adolescentes podem utilizar o sistema de integração?

Sim, desde que os mesmos possuam cartão de transporte da URBS com seus respectivos nomes.

8 - Como faço para ocupar um espaço comercial administrado pela URBS (espaços públicos e no interior dos terminais, bancas de revistas, etc.)?

Todos os espaços comerciais administrados pela URBS são ocupados por meio de licitação pública.

9 - Como fico sabendo sobre essas licitações?

Acessando o site da URBS:

- No canto inferior direito da Página Inicial, em Licitações;

- Na aba Institucional, link Licitações.

10 - Quem pode participar dessas licitações?

Podem participar dessas licitações todos os interessados, desde que comprovem o atendimento dos requisitos estabelecidos no edital de licitação.

11 - Qual a documentação necessária para poder participar dessas licitações?

A documentação necessária constará no edital de licitação.

12 - Como posso adquirir o edital de licitação?

O edital estará disponível no site da URBS.

13 - Posso exercer qualquer atividade nos espaços administrados pela URBS?

As atividades permitidas e proibidas para os espaços licitados estarão dispostas no plano de ocupação do edital de licitação.