TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Nossa história | Linha do tempo

Institucional

Quem somos

Melhorar a vida urbana, facilitando os deslocamentos e assegurando o acesso das pessoas às suas casas, ao trabalho, serviços e lazer, de maneira confortável, segura e eficiente. Esta é a missão que a URBS - Urbanização de Curitiba S.A. tem como desafio diário. A URBS é a empresa responsável pelas ações estratégicas de planejamento, operação e fiscalização que envolvem o serviço de transporte público, além do gerenciamento e administração de equipamentos urbanos de uso comercial da cidade, instalados em bens públicos.

O desafio permanente da empresa tem sido buscar ações efetivas para garantir aos usuários, um transporte público seguro, eficiente, acessível e com qualidade contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população que deve ser, e é, a meta diária dos dirigentes, gestores e colaboradores da URBS.

  • Prefeito Ivo Arzua em Solenidade realizada na Prefeitura.

    Criação da Companhia de Urbanização e Saneamento de Curitiba URBS

    Em 1963 foi criada a Companhia de Urbanização  e Saneamento de Curitiba – URBS, com a atribuição de administração dos recursos  do FUC – Fundo de Urbanização de Curitiba, para desenvolver obras de  infraestrutura, programas de equipamentos urbanos e atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano da cidade (pavimentação, iluminação, saneamento e  paisagismo).

  • Alteração da denominação social

    Em 1966 foi alterada a denominação social para Companhia de Urbanização de Curitiba – URBS, e transferidas para a COMISA (Companhia Mista de Saneamento de Curitiba) as atribuições relativas ao  saneamento.

  • Término das obras do Centro Comercial Rui Barbosa

    Cisão

    Cisão – constituída a URBS – Urbanização de Curitiba S/A e transformada a antiga Companhia de Urbanização em CIC – Cidade Industrial de Curitiba S/A, atualmente a CDC – Companhia de Desenvolvimento de Curitiba.

  • Gerenciamento do Sistema de Transporte Coletivo

    Em 1986 a URBS passou a gerenciar o Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba.

  • Gerenciamento dos Serviços de Táxi e do Transporte Escolar

    Em 1989 a URBS passou a Gerenciar os Serviços de Táxi e do Transporte Escolar.

  • DIRETRAN

    Em dezembro de 1997 a URBS foi instituída como Entidade Executiva Municipal de Trânsito e a Diretoria de Trânsito – DIRETRAN – foi implementada na estrutura da empresa em janeiro de 1998.

  • Regulamentação da atividade de motofrete

    A regulamentação e a fiscalização da atividade de motofrete na cidade passa a ser atribuição da URBS.

  • Licitação do transporte público

    A URBS realiza a primeira licitação do transporte público urbano de Curitiba.

  • SETRAN

    Após a criação da SETRAN – Secretaria Municipal de Trânsito em 24/11/2011 (Lei Municipal nº 13.877), a Diretoria de Trânsito – DIRETRAN – é extinta da estrutura organizacional da URBS. 

  • Foto: Jaelson Lucas/SMCS

    Centro de Controle Operacional

    Inaugurado em 10/04/2012, o Centro de Controle Operacional (CCO) reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

  • Novos Postos de Atendimento

    - Inauguração dos Postos de Atendimento nas Ruas da Cidadania Cajuru e Bairro Novo.

     

    - Premiação Internacional de Transporte Sustentável concedido a Curitiba pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP);

  • #CuritibaSuaLinda

    - 20/09 e 21/12 - Inauguração da 1ª e 2ª lojas da rede #CuritibaSuaLinda, localizadas no Palacete Wolf e na Torre Panorâmica, respectivamente;

     

  • Nova Identidade Visual da Urbs

    - Aos 56 anos, a Urbanização de Curitiba (Urbs) ganhou uma nova identidade visual. O símbolo da empresa, em U, foi inspirado no formato das ruas, remetendo a movimento e mobilidade.


    MERCADO MUNICIPAL CAPÃO RASO
    - Requalificação do Shopping Popular para Mercado Municipal Capão Raso, através do Decreto nº 634/19.


    LOJAS #CURITIBASUALINDA
    - 23/01 e 19/03 - Inauguração da 3ª e 4ª lojas da rede #CuritibaSuaLinda, localizadas no Mercado Municipal e no Espaço David Carneiro, respectivamente;

  • Mercado Municipal Capão Raso

    - MERCADO MUNICIPAL CAPÃO RASO
    30/06 - Após uma série de melhorias no antigo Shopping Popular, foi inauguração do Mercado Municipal Capão Raso. O equipamento possui uma área de 12 mil metros quadrados, 100 lojas, estacionamento e agora com um espaço para eventos denominado Largo Arquiteto Ceneviva.


    - ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO
    16/03 - Entra em operação o Est@R Eletrônico permitindo a compra de créditos por aplicativo para utilizar quando estacionar nas vagas rotativas. O aplicativo avisa quando o prazo de estacionamento estiver se encerrando, dando a opção de renovar por mais um período, caso não exceda o limite máximo do setor onde o veículo estiver estacionado, de acordo com a sinalização existente e os créditos poderem ser fracionados de 15 em 15 minutos.

     

    - LOJAS #CURITIBASUALINDA
    03/12 - Inauguração da 5ª loja da rede #CuritibaSuaLinda, localizada no Jardim Botânico.

  • Implementando Tecnologias

    - RUA 24 HORAS
    12/09 - Completou 30 anos de existência, com diversas melhorias e implantação das midias sociais. Dia 21 do mesmo mês a Rua 24 Horas passou a ser o ponto inicial de operação da Linha Turismo.


    - LOJAS #CURITIBASUALINDA
    14/05 - Inauguração da 6ª loja da rede #CuritibaSuaLinda, localizada no Memorial Paranista (Parque São Lourenço); 

    15/12 - Inaugurada a 7ª loja #CuritibaSuaLinda, localizada no Shopping Estação ao lado do Museu Ferroviário.


    - SMARTPARK SÃO FRANCISCO
    02/07 - Entra em operação o SmartPark São Francisco, com 94 vagas em sistema rotativo, em uma área de 3.236 metros quadrados. Funciona 24 horas por dia com ativação por meio de EstaR Eletrônico.