Comissão da tarifa encerra trabalho e aprova recomendações para mais transparência no sistema

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 28/6/2013

Com a aprovação de recomendações à administração municipal, a Comissão de Análise da Tarifa encerrou os trabalhos nesta quinta-feira (26).  O relatório final será entregue ao prefeito Gustavo Fruet na próxima semana.

Ao longo de quatro meses, os membros da comissão reuniram-se quase todas as semanas, em sessões públicas, analisando todos os números, dados, informações, planilhas, metodologia e parâmetros utilizados no cálculo da tarifa do transporte coletivo. Todas as reuniões – 15 no total – foram abertas para participação da imprensa, autoridades, comunidade e representantes de movimentos populares e demais interessados.

O relatório final também será encaminhado aos vereadores, Ministério Público, entidades de classe e veículos de comunicação, além de ser disponibilizado na internet.

Entre as recomendações aprovadas, estão a de que seja feita revisão dos parâmetros técnicos que compõem a tarifa técnica a cada quatro anos; auditoria sobre todos os parâmetros atualmente utilizados; revisão do Conselho Municipal de Transporte dotando-o de competência para se pronunciar sobre a revisão tarifária; e discussão com a sociedade para viabilizar o escalonamento de horários das atividades geradoras de viagens, desconcentrando os horários de pico; além de avaliar a possibilidade de implantação da tarifa sazonal, com valores diferenciados fora de horários de pico.

A reunião foi aberta pelo presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, que agradeceu a participação de todos e destacou a dedicação, seriedade e diálogo que marcaram os trabalhos da comissão. “Este foi um passo importante na diretriz desta gestão municipal, determinada pelo prefeito Gustavo Fruet, de transparência, diálogo e responsabilidade com o bem público”, disse. Gregório lembrou que além da comissão, está em andamento, já há um mês, uma auditoria nas operações do transporte coletivo.

Integram a comissão representantes da Procuradoria Geral do Município, Câmara Municipal de Curitiba; Instituto de Engenharia do Paraná; Secretaria Municipal de Trânsito; Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (Dieese); Secretaria Municipal de Planejamento e Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. Foram convidados, desde o início dos trabalhos em março, o Fórum Popular pela Mobilidade, que reúne 23 entidades os sindicatos de motoristas e cobradores (Sindimoc) e empresas operadoras (Setransp), além da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Coordenação da Região Metropolitana (Comec).

“Tivemos aqui uma democracia plena. Raramente se constrói um relatório dessa natureza, de forma tão ampla e democrática. Aqui estão presentes todas as impressões debatidas, estamos tranquilos quanto a isso, tudo foi ponderado, discutido e dialogado”, afirmou o professor Lafaiete Neves, que acompanhou todas as reuniões, representando o Fórum do Movimento Popular do Transporte Coletivo.

“Este relatório terá uma grande importância em todo o processo em que se busca total transparência no transporte coletivo”, afirmou o vereador Jorge Bernardi, também integrante da comissão. “Com certeza, as informações apresentadas nesta comissão e as recomendações elencadas no relatório, serão referência em outros trabalhos, como as auditorias, a CPI [do transporte coletivo, na Câmara]”, disse ele. Bernardi também destacou o empenho de todos os integrantes da comissão, e o diálogo que marcou os trabalhos ao longo destes quatro meses. “Sem dúvida, é um avanço considerável na questão do transporte coletivo”, afirmou.

Categoria: Tarifa