Comissão debate fundo de assistência e segurança de dados

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

| 5/4/2013

A Comissão de Análise da Tarifa se reuniu nesta quinta-feira (4), no auditório da Urbs, e discutiu o controle dos sistemas de dados e informações do transporte coletivo, o peso dos gastos com pessoal e a destinação de recursos da  tarifa para o Fundo Assistencial.

Esta foi a terceira reunião da comissão, que tem como objetivo avaliar os critérios, cálculos, procedimentos e planilhas da tarifa do transporte coletivo e propor uma nova metodologia tarifária. A apresentação dos dados é feita por equipes técnicas da Urbs.

O superintendente da Secretaria Municipal de Planejamento, Wilhelm Meiners, disse que nesta reunião foi possível concluir a etapa iniciada na semana passada de detalhamento da composição da tarifa. Por solicitação da comissão, foi apresentado também todo o sistema de informações e segurança de dados, que tem participação do ICI. “Temos que discutir agora como é feito de fato o controle destes dados”, afirmou Meiners.

Wilhelm Meiners, que representa a Seplan na comissão, também destacou a presença de instituições técnicas, como o Dieese. “Eles têm uma grande parcela de contribuição a dar para elucidar tecnicamente dúvidas e questionamentos”, afirmou. Com a criação da comissão, explicou Meiners, a prefeitura abre uma oportunidade real de participação da sociedade em uma área vital para a cidade, que é o transporte coletivo.

O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Gilberto Piva, questionou a existência de plano de saúde e de recursos destinados à assistência à saúde, de cerca de R$ 400 mil por mês. Estes recursos representam em torno de 0,51% da tarifa atual.  “Estamos falando de dinheiro público e é preciso ter claro o que é feito com ele”, disse Piva. Ele foi informado que o Ministério Público tem um procedimento aberto a este respeito.

A próxima reunião da tarifa será na quinta-feira (11), também no auditório da Urbs, das 8h30 às 12 horas. Da reunião desta semana, que foi extraordinária, marcada em função do grande número de informações a serem apresentadas, participaram a promotora de Justiça da Defesa do Consumidor, Cristina Ruaro e o Promotor de Justiça Maximiliano Deliberador; os vereadores Jorge Bernardi e Professora Josete; Sandro Silva e Fabiano Camargo, do Dieese; Gilberto Piva do Instituto de Engenharia do Paraná; Luiz Maurício Albuquerque, da Secretaria Municipal de Trãnsito, além de técnicos da Urbs.

Também estão convidados e participam das reuniões representantes do Fórum Popular pela Mobilidade, que reúne 23 entidades; os sindicatos de motoristas e cobradores (Sindimoc) e empresas operadoras (Setransp), além da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Coordenação da Região Metropolitana (Comec).

Categoria: Tarifa