Comissão debate metodologia de cálculo da passagem do ônibus

Luiz Costa/SMCS

| 25/3/2013

A Comissão de Análise da Tarifa voltou a se reunir nesta segunda-feira (25) na Urbs e dedicou quase três horas ao detalhamento da metodologia de cálculo da tarifa do transporte coletivo. Dados, parâmetros, custos, índices e critérios adotados em cada item que compõe a tarifa, definidos no contrato feito em 2010 com as empresas operadoras, foram apresentados por gestores da área de transporte coletivo da Urbs e debatidos pelos cerca de 30 integrantes da comissão presentes à reunião.

A reunião contou com a presença também de representantes do Movimento Popular pela Mobilidade, que reúne 23 entidades; dos sindicatos de motoristas e cobradores (Sindimoc) e das empresas operadoras (Setransp), além de Dieese, Promotoria de Defesa do Consumidor e secretarias e órgãos municipais que fazem parte da comissão. Também participaram representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e técnicos e gestores da Coordenação da Região Metropolitana (Comec).

Entre os aspectos detalhados está o número de passageiros e a compra antecipada de créditos transporte. Representantes da Urbs explicaram que os recursos da compra destes créditos só são repassados às empresas operadoras na medida em que as passagens são utilizadas, ficando, enquanto isso, no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) exclusivo do transporte coletivo.

A Urbs também explicou como funciona o sistema de controle da utilização dos créditos, que visa coibir a utilização indevida do cartão. O controle permite saber o momento exato em que um crédito é utilizado, em que ônibus ou linha e quantos créditos restam no cartão. Com isso é possível de quanto em quanto tempo o mesmo cartão é utilizado, o que identifica de imediato tentativa de fraude com reutilização do cartão por terceiro.

Outro destaque nas discussões foi a questão dos custos do combustível (que representam mais de 15% da tarifa). A discussão foi motivada pela possibilidade de que eventuais descontos dos fornecedores às empresas, que são grandes consumidoras, não sejam abatidos dos custos. O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, explicou que este ponto será avaliado nas auditorias já determinadas pelo prefeito Gustavo Fruet na Urbs, no Fundo de Urbanização de Curitiba e nos contratos com as empresas.

Integrante do movimento popular, o professor Lafaiete Neves, da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr) questionou alguns itens, como serviços terceirizados de informatização, e destacou que Curitiba vive um momento histórico de transparência e diálogo. “Felizmente o prefeito eleito volta à questão. É um momento histórico de transparência e precisamos jogar luz sobre todos os assuntos”, disse Neves.

O vereador Helio Werbiski, que juntamente com o vereador Jorge Bernardi, representa a Câmara Municipal na comissão, disse ao final do encontro que, embora seja necessária uma análise aprofundada de tudo o que se relacione e custos e tarifas, não tem dúvida de que o sistema de transporte de Curitiba ainda é um dos melhores do País.

Extraordinária

O detalhamento dos dados apresentados acabou estendendo o tempo de reunião para além do previsto. Por sugestão do presidente da Urbs, que preside a comissão, foi marcada uma reunião extraordinária na quinta-feira, dia 4 de abril. A reunião ordinária do dia 11 de abril está mantida.

A pauta da reunião do dia 4 – entre 8h30 e 12 horas –  inclui a segunda etapa do detalhamento de dados e a definição dos próximos assuntos a serem discutidos.

A comissão de análise da tarifa do transporte coletivo foi criada pelo prefeito Gustavo Fruet para avaliação dos dados, custos e índices previstos no contrato assinado com as empresas em 2010, com o objetivo de propor uma nova modelagem tarifária.

As reuniões são abertas à imprensa e à comunidade em geral. Elas acontecem no auditório da Urbs, no prédio central da Rodoviária de Curitiba.

Categoria: Tarifa