TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Conheça os serviços disponíveis na Rodoviária


URBS

| 6/1/2012

Passageiros que utilizam a Estação Rodoferroviária de Curitiba contam com uma série de serviços que facilitam a vida de quem vai viajar. São 35 empresas de transporte rodoviário – intermunicipal, interestadual e internacional - com 85 linhas estaduais, 56 interestaduais, com ponto de partida de Curitiba. Há ainda 40 linhas em trânsito, das quais cinco são internacionais.


O complexo rodoviário é monitorado com a ajuda de 36 câmeras cujas imagens são acompanhadas 24 horas por dia pela Administração do Terminal e pela Polícia Militar.

Quem precisa de ajuda para retornar à cidade de origem pode procurar a Fundação de Ação Social, responsável pela chamada Casa do Regresso, que fica na ala estadual próximo ao pátio de estacionamento dos ônibus. As pessoas que buscam ajuda são cadastradas pelas assistentes sociais. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, e também nos feriados, das 8h às 18h. Não está disponível aos domingos.

Confira os serviços disponíveis: 

• BLOCO ESTADUAL

No piso superior do bloco estadual existe um salão de cabeleireiros que conta ainda com serviço de banho (chuveiro). Não tem telefone.

No pavimento térreo desse mesmo bloco, na parte central, está  o posto do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que fiscaliza as empresas de ônibus que percorrem linhas estaduais. O posto fica anexo à área onde estão os guichês para venda de passagens. Fone 3233-5327.

Nessa ala funciona também o Guarda-Volumes Automático – Malex, também disponível 24h por dia. Cada ficha custa R$ 5,50 e vale por uma diária. À venda em duas bancas de revistas: a do piso térreo em frente ao portão de embarque “I”, que atende das 6h30 às 23h. A outra banca, defronte ao portão “Q”, funciona das 6h às 23h.

Sanitários – Na ala estadual existem, no piso inferior, dois masculinos e dois femininos, ambos adaptados para cadeirantes. No piso superior, dois masculinos, dois femininos e dois adaptados para cadeirantes.



• BLOCO INTERESTADUAL

No bloco interestadual que se concentram os principais serviços, como a administração da Rodoferroviária, na face leste do piso superior (sentido centro/bairro). Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 18h. Plantão operacional diário, das 12h às 13h30 e das 18h às 8h30 do dia seguinte. Fone (41) 3320-3023  (41) 3320-3023 Contato: rodoviaria@urbs.curitiba.pr.gov.br

Também é na Administração que funciona a Central de Som, que deve ser usada, sem custo, para quem está à procura de pessoas no terminal, ou para notificação de objetos encontrados. O serviço funciona das 6h à meia-noite. Mais informações pelo fone 3320-3045.

A administração do terminal deve ser procurado no caso de achados e perdidos. Todos os objetos, produtos ou documentos encontrados no terminal são recolhidos e registrados em livro próprio. Documentos não procurados são encaminhados aos Correios. Os demais pertences permanecem guardados por 90 dias. Se não houver procura após esse prazo, são encaminhados para doação à Fundação de Ação Social.

Para quem precisa dos serviços de traslado Aeroporto / Rodoviária / Aeroporto, pode dispor de uma linha especial – Linha Executiva Aeroporto  - servida por micro-ônibus que ligam o Aeroporto Internacional Affonso Pena – que fica no vizinho município de São José dos Pinhais – à Rodoferroviária, com passagem também pelos principais centrais de Curitiba. A passagem custa R$ 8,00, e os coletivos contam com ar-condicionado e compartimento especial para bagagens.

Na Rodoferroviária, o ponto para embarque e desembarque fica na face oeste da ala interestadual, ao lado do ponto de táxis. De segunda-feira a sábado, os ônibus passam no terminal, com frequencia de 20 minutos cada, das 4h32 às 22h25. Aos sábados, domingos e feriados, das 5h05 às 22h22.

No pavimento térreo, explorado por empresa permissionária, funciona o Guarda-volumes tradicional 24 horas. Quem guarda malas ou similares durante 24h, paga R$ 4,50; já quem utiliza o espaço por apenas uma hora, paga R$ 2,50. Fone 3320-3025.

Nessa ala, o passageiro também dispõe do Guarda Volume Automático – Malex, que funciona 24 horas. A diária custa R$ 5,50, com fichas que podem ser comprados em dois pontos: a banca do piso térreo em frente ao portão de embarque “C”, e a lanchonete Saito, em frente ao portão de embarque “H”.

Ainda no pavimento térreo, com atendimento, de segudna-feira a sábado, das 7h às 22h40, e aos domingos, das 8h às 21h40, está a Farmácia. Fones 3213-9221 e 3213-9477.

Sanitários – Na ala interestadual existem, no piso inferior, dois masculinos e dois femininos, ambos adaptados para cadeirantes. No piso superior, dois masculinos, dois femininos e dois adaptados para cadeirantes.

Telefones a cartão e cabines individuais estão disponíveis no posto telefônico – loja 21, no piso superior. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Fone 3223-0360.

Nas lojas 28 e 29 funciona o serviço de correio operado por empresa privada através de franquia, com serviço postal e telegráfico, disponibilizando também de caixa postal par aluguel. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Fone (41) 3233-4378  (41) 3233-4378  

Na loja número 32 existe acesso à internet, além de área de network e correlatos, jogos de computadores em rede, bem como scanner e impressões. O atendimento, todos os dias, vai das 6h30 às 23h. Fone 3015-8358.

O passageiro conta, na loja 38 do piso superior, da casa lotérica que, além das nove modalidades de loterias oferecidas pela Caixa Econômica, também recebe pagamentos de contas de concessionárias de serviços públicos como água e luz. Ainda aceita boletos de cobrança de outros bancos, contas diversas e oferece créditos para telefones celulares pré-pagos. Na loja também são pagos os benefícios dos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa-Família, Bolsa-Escola, Auxílio-Gás, Seguro Desemprego, INSS, FGTS e PIS. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; aos sábados, das 8h às 17h. Fone 3323-3338

Nos módulos 15 e 16 está instalada a Polícia Militar, responsável pela segurança do terminal. Fone (41) 3320-3100  (41) 3320-3100  funciona 24 horas.

Ao lado da Polícia Militar funciona a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que fiscaliza as linhas de ônibus sob sua jurisdição e que fazem percursos interestaduais e internacionais. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 6h à 1h30; sábados, domingos e feriados, plantão das 8h às 14h. Fones (41) 3224-4512  (41) 3224-4512  e 3320-3024.

Quem precisa de serviços bancários, conta com caixas automáticos -  o usuário conta com o Banco 24 Horas, localizado no andar térreo, no salão de embarque, em frente ao portão “H”. Na área externa da mesma ala, também no térreo, está o quiosque do Banco Itaú.