TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Curitiba recebe menção honrosa em premiação internacional de transporte sustentável


Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 29/6/2016

A cidade de Curitiba, uma das finalistas no prêmio internacional de transporte público sustentável - Sustainable Tranport Award (STA) - recebeu menção honrosa do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), promotor da premiação. A distinção é um reconhecimento às iniciativas inovadoras da capital paranaense, como a abertura de dados do transporte público para empresas e pesquisadores, o apoio às iniciativas empreendedoras de aluguel de bicicletas elétricas no Parque Barigui e maior atenção à mobilidade para pessoas com deficiência, com iniciativas como o ônibus Acesso, que faz o transporte de pessoas com deficiência cadastradas para tratamentos de saúde; e os semáforos inteligentes, que ampliam o tempo de travessia para pedestres com mobilidade reduzida, quando acionados pelos cartões de Isento e Respeito.

“Curitiba foi reconhecida mais uma vez pelo conjunto de iniciativas inovadoras no seu sistema de transporte coletivo, isso se dá graças ao ambiente inovador que possibilita a criação e melhoria da mobilidade”, observou o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Junior.

O STA é concedido anualmente, desde 2005, a cidades que tenham implementado iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como promovam a redução da emissão de gases do efeito estufa durante o ano anterior.

A cidade vencedora da última edição do STA foi a capital chilena, Santiago. A cerimônia de premiação será realizada em janeiro de 2017, em Washington (EUA), quando serão entregues também as menções honrosas às cidades de Curitiba e Windhoek, da Namíbia. Também concorriam ao prêmio Dubai (Emirados Árabes), Joanesburgo (África do Sul) e Bucheon (Coréia do Sul).

A comissão de seleção inclui especialistas e organizações internacionais que trabalham com o transporte sustentável, como Instituto de Transporte e Desenvolvimento de Políticas,  WRI Ross Centro de Cidades Sustentáveis, Banco Mundial, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ ) GmbH, Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), Limpe Instituto Air, Clean Air Asia, CODATU e Despacio.

Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

Fundado em 1985, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, poluição atmosférica, acidentes de trânsito e a desigualdade social.

Com sede na cidade de New York (EUA) e escritórios na Argentina, Brasil, China, Índia, Indonésia, México e Washington D.C. (EUA), o ITDP possui uma equipe multidisciplinar de mais de 60 profissionais especialistas em planejamento urbano, engenharia de transportes e políticas públicas, dentre outras áreas.

Categoria: Transporte Coletivo