Custear a integração é responsabilidade da Comec

| 12/3/2013

Definido por lei desde 1974 como responsabilidade do governo estadual, exercida por meio da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), o transporte integrado de 13 municípios da Região Metropolitana tem um custo por passageiro maior do que o custo no transporte urbano de Curitiba. No transporte urbano, este custo é de R$ 2,85 mas, com o custo da integração metropolitana, o custo por passageiro na Rede Integrada de Transporte passa a R$ 3,1292.

Independentemente da diferença de custos, os passageiros dos 13 municípios e de Curitiba vão pagar, na Rede Integrada, a mesma tarifa, de R$ 2,85. Por mês, são em torno de 5 milhões de passageiros pagantes da região metropolitana e 20,2 milhões de passageiros pagantes de Curitiba.

O transporte metropolitano é feito por 12 empresas. Na área urbana de Curitiba o transporte é feito por três consórcios, que são concessionários da Urbs a partir da licitação feita em 2010. Por exigência legal, o governo do Estado prepara licitação para concessão do serviço de transporte metropolitano. A partir da licitação, deixará de operar o transporte no regime de permissão às empresas, como ocorre hoje.

Além de Curitiba, a RIT atende Araucária, Contenda, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais, Colombo, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Campo Largo e Campo Magro.

Fonte: Site PMC

Categoria: Tarifa