Estudantes de Florianópolis conhecem a Rede Integrada de Transporte (RIT)

| 4/7/2012

Um grupo de 78 estudantes de Florianópolis (SC) visitou a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, nesta sexta-feira (01).  Os estudantes conheceram o funcionamento da Rede Integrada de Transporte (RIT) e a evolução do sistema desde a década de 1970 com a implantação dos primeiros ônibus expressos, até os dias atuais.

Durante a visita os alunos fizeram várias perguntas sobre o transporte coletivo da Capital, uma das principais atrações para eles foi o Ligeirão Azul, com 28 metros e capacidade para 250 passageiros.

O planejamento urbano de Curitiba também foi um dos assuntos discutidos pelo grupo. Outro ponto destacado no encontro foi a transformação da antiga BR 116 em um eixo de transporte. Além de permitir a implantação de mais uma linha do sistema Expresso, a Linha Verde integrou a cidade e trouxe desenvolvimento sustentável para a região.

As inovações do transporte coletivo da Capital foram bem observadas pelos estudantes e professores que puderam ver um planejamento continuo de todo o sistema que hoje conta, por exemplo, com o Ligeirão, o maior ônibus do mundo, e com a única frota da América Latina em operação regular, abastecida apenas com biodiesel.

A Rede Integrada de Transporte atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Por dia, são 2,3 milhões de passageiros transportados. A Rede conta com frota operante de 1.915 ônibus que percorrem por dia cerca de 490 mil quilômetros, em 21 mil viagens.