TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Justiça homologa termo de ajuste para renovação de frota de ônibus


Foto: Pedro Ribas

| 21/12/2017

A Justiça aceitou o termo de ajuste entre Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) e Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) para a renovação da frota de ônibus do transporte coletivo. A homologação foi assinada na sexta-feira (15), pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Tiago Gagliano Pinto Alberto, e acaba com uma disputa judicial de quatro anos.

O termo foi encaminhado em meados de novembro para apreciação da Justiça. Antes da homologação, o termo obteve parecer favorável do Ministério Público. “É uma vitória da cidade essa desjudicialização, tudo feito com transparência e dentro do interesse público”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Esta homologação coloca fim a ações das empresas contra a Urbs que tramitavam na Justiça desde 2013, o que impedia a renovação da frota de ônibus. Com o fim desse questionamento judicial, serão adquiridos o mínimo de 150 novos ônibus por ano até 2020, num total de 450 veículos.

Pedido

A Urbs já encaminhou para o Setransp o pedido de compra de 25 biarticulados, que deverão ser entregues em março de 2018. O restante dos 125 novos ônibus será entregue ao longo do ano, conforme cronograma a ser definido pela Urbs com os gestores dos consórcios.

Na semana passada foram entregues dez ônibus convencionais de linhas alimentadoras. Foi a primeira renovação em mais de quatro anos. O compromisso da renovação gradual foi assumido dentro da realidade financeira suportada pelo Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), para onde vão as receitas (passagens) do transporte e que remunera os pagamentos do sistema.

O reequilíbrio do FUC começou no início da gestão do prefeito Rafael Greca. Em 16 de janeiro de 2017 o saldo do FUC era negativo (R$ 5.737.845,40). O reajuste da tarifa de ônibus, para R$ 4,25, em fevereiro de 2017, foi necessário para esse reequilíbrio, tanto para renovar a frota como para pagar em dia o serviço de operação do transporte coletivo e acabar com as paralisações constantes no sistema.

Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o reequilíbrio do FUC garantiu um ano com poucas paralisações no transporte. “A Urbs vem honrando os compromissos relacionados ao transporte público, evitando greves e paralisações por falta de pagamentos, e chegamos ao fim do ano com salários e 13º pagos e ônibus circulando, sem transtornos para a população”, destacou.

A Urbs ressalta que o transporte coletivo de Curitiba não conta com subsídios, sendo a única fonte de receita a tarifa paga pelos passageiros.

Categoria: Transporte Coletivo