Nova Rua 24 Horas,Centro de Eventos e câmeras no ônibus

| 6/1/2012

O resgate de dois importantes pontos de atração de turismo da cidade – a Rua 24 Horas e o Centro de Eventos do Parque Barigui –, a renovação da concessão da Rodoviária pelo Patrimônio Histórico e a implantação de projetos piloto para instalação de TV e câmeras de monitoramento nos ônibus do transporte coletivo são algumas das ações desenvolvidas pela Urbs, em 2011, na área de desenvolvimento e equipamentos urbanos.

Empresa que gerencia o transporte coletivo e comercial, a Urbs é também responsável pelo uso comercial de equipamentos urbanos, o que significa o gerenciamento de mais de 1.300 contratos, aí incluídos Shopping Popular, Mercado Central, bancas de revistas, floriculturas, sanitários, bistrôs e lojas em terminais de transporte.

A nova 24 Horas foi reaberta em novembro e voltou a ser ponto de encontro, compras e entretenimento dos curitibanos. Restaurada, a rua, fechada há mais de cinco anos, voltou a ostentar a arquitetura que a tornou conhecida mundo afora, como os grandes arcos e o relógio com as 24 horas do dia, e reabriu com um variado mix de comércio e serviços.

Licitado pela Urbs para uso e exploração comercial, o Centro de Eventos do Parque Barigui, em construção, será a partir de meados do ano, um novo endereço para feiras e congressos nacionais e internacionais em Curitiba. O espaço para eventos, com visão para o lago, projeto sustentável e integrado ao paisagismo do parque mais querido dos curitibanos, terá cinco mil metros quadrados sem uma única pilastra, podendo abrigar, num único auditório, até cinco mil pessoas.

Câmeras – Em teste desde o início de dezembro, as câmeras de monitoramento vão garantir maior segurança a usuários e operadores do transporte. Por enquanto, elas estão instaladas em quatro ônibus, em duas estações tubo e em um terminal de transporte, para definição da tecnologia a ser adotada pela Urbs. A partir da avaliação das tecnologias disponíveis no mercado, a Urbs iniciará estudos para implantação de câmeras em todo o sistema.

O mesmo procedimento, de avaliação de tecnologia foi feito em 2011 para a chamada mídia embarcada que prevê a veiculação de informações, utilidade pública e publicidade em telas de LCD instaladas nos ônibus. A TV nos ônibus agradou os passageiros e será objeto de licitação a ser aberta pela Prefeitura em 2012.

Tanto as câmeras como a TV no ônibus fazem parte de um projeto maior – o Sistema Integrado de Mobilidade – que prevê monitoramento e comunicação on line com usuários do transporte coletivo. Através de uma Central de Controle Operacional (CCO) que será inaugurada até meados do ano, poderão ser enviadas mensagens para as TVs instaladas nos ônibus. Ao mesmo tempo, motoristas de ônibus poderão entrar em contato com a Central a qualquer momento, informando por exemplo, acidentes, vandalismo ou qualquer outra situação de emergência.

Rodoviária – Outra importante conquista para a cidade, em 2011, foi a renovação da concessão da Rodoviária pelo Patrimônio da União, o que permitirá a reforma do equipamento. As obras serão licitadas pela Prefeitura nos primeiros meses do ano e prevêem maior acessibilidade como elevadores para transporte de passageiros e bagagens, quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma elevatória para pessoas com deficiência.

O projeto original, do arquiteto Rubens Meister, será preservado, mas a Rodoviária passará a contar com sallasde espera climatizadas, restaurantes e o setor de serviços institucionais (Urbs, Dnit e Juizado). Painéis indicativos com informações de chegada e saída dos ônibus, similares aos existentes em aeroportos já começaram a ser instalados, para ajudar na orientação dos passageiros durante as obras.

Na parte térrea externa, onde hoje estão instalados os guichês das empresas de ônibus, ficarão pontos de comércio e serviços. Na parte interna do piso térreo ficará a sala de embarque, de acesso exclusivo e climatizada, que será controlada por catracas com leitura por código de barras. Hoje os embarques ficam acumulados junto aos ônibus e a aglomeração de pessoas em épocas de feriados é intensa.

Para sair ou chegar ao terminal, os ônibus que fazem as rotas estaduais e interestaduais obrigatoriamente convergem para a Avenida Affonso Camargo. O movimento dos ônibus de viagem nesta avenida é de cerca de 400 veículos em dias normais e passa de mil ônibus em feriados e finais de semana prolongados.

Fonte: URBS