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Resumo das medidas tomadas pela Prefeitura de Curitiba no sistema de Transporte Coletivo


| 29/1/2015

Resumo das medidas tomadas pela Prefeitura de Curitiba no sistema de Transporte Coletivo em 2013

  • Audiência pública para discussão do reajuste da tarifa do transporte
  • Instalação da Comissão de Análise Tarifária e apresentação de 11 1 recomendações a serem adotadas para sanear o sistema, reduzir custos e melhorar a qualidade do transporte.
  • Suporte técnico a integrantes da comissão de auditoria do Tribunal de Contas do Estado
  • Participação efetiva e repasse de milhares de informações à Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal.
  • Implantação do sistema de busca de itinerários de ônibus na ferramenta Google Maps.
  • Desenvolvimento, pela equipe da Urbs, de sistema que permite ao cidadão saber em que ponto da cidade está seu ônibus, em tempo real.
  • Retomada das obras, já finalizadas, do desalinhamento do Eixo Norte e trecho do Sul para receber o Ligeirão Norte.
  • Elaboração, em conjunto com o Ippuc, de projetos para implantação de faixas exclusivas e corredores exclusivos para a linha Inter 2 que, isolada, é a que tem maior demanda do sistema – 90 mil passageiros/dia.
  • Abertura de dados do transporte para desenvolvimento livre, pela iniciativa privada, de aplicativos do transporte coletivo, como, por exemplo, o Busão Curitiba, que fornece itinerários em tempo real. Atualmente, 20 pessoas físicas e jurídicas têm acesso ao banco de dados.
  • Instalação de 440 câmeras de fiscalização da operação do transporte coletivo em terminais e estações tubo.
  • Acesso às imagens captadas pelas câmeras de monitoramento do trânsito às emissoras locais de televisão, disponibilizando um link para veiculação em tempo real.
  • Ampliação da Estação Osternack, no Sítio Cercado, que passou a ter uma área de circulação interna de dez para 40 metros quadrados.
  • Reforma dos 137 metros quadrados de cobertura do Terminal Pinheirinho, acabando com goteiras e vazamentos que há dez anos atormentavam usuários e lojistas.


Resumo das medidas tomadas a respeito do Transporte Coletivo em 2014

  • Mobilidade garantida na Copa: 100 mil pessoas chegaram ao estádio de ônibus. Cinco linhas especiais - três delas gratuitas
  • Faixa exclusiva na XV de Novembro. Implantada em julho, reduziu em 40% o tempo de viagem no trecho de 2,5 quilômetros. Beneficia 57,5 mil pessoas que usam 13 linhas de ônibus.
  • Modernização do cartão transporte com lançamento do cartão avulso e ampliação em mais 25 pontos de carga de créditos, antes feita só na Urbs.
  • Exclusividade do cartão transporte em 66 linhas de micro-ônibus acabando com a chamada dupla função.
  • Uso do cartão passou de 53% para quase 57%, garantindo mais agilidade, conforto e segurança.
  • Acordo com a Volvo do Brasil para desenvolvimento do ônibus 100% elétrico na fábrica em Curitiba, com transferência de tecnologia e formação de mão de obra especializada.
  • Teste do ônibus 100% elétrico desenvolvido pela chinesa BYD. Em operação em novembro ficará em testes até fevereiro. 
  • Teste com o superarticulado para possível inclusão em projetos futuros. O ônibus tem capacidade para 210 passageiros (o articulado atual tem capacidade para 170 passageiros).
  • Liberação de R$ 102 milhões pelo Governo Federal para a primeira etapa da requalificação da linha Inter 2: a construção da trincheira no ponto de maior lentidão do trajeto (cruzamento das avenidas Nossa Senhora Aparecida e Mario Tourinho/Arthur Bernardes) e implantação de dois binários – um no Cristo Rei e outro no Cajuru , melhorando o fluxo do trânsito e beneficiando diretamente passageiros do Inter 2 e também do Interbairros 2.
  • Aprovação de recursos e do projeto do Ligeirão Leste/Oeste, investimento de R$ 194 milhões. Ligeirão Leste/Oeste vai ligar a Cidade Industrial a Pinhais e transportar 80 mil passageiros por dia.
  • Redução de custos no transporte coletivo: A tarifa técnica da RIT que estava prevista em R$ 4,09 em fevereiro de 2014, ficou em R$ 3,18. A Prefeitura retirou da planilha tarifária itens como Kit Inverno e Segbus, reduziu o reajuste sobre combustíveis e acessórios e reduziu os custos de manutenção dos equipamentos de bilhetagem eletrônica. No ano foram cerca de R$ 45 milhões a menos.
  • A Prefeitura pretendia reduzir esse custo ainda mais e por isso pediu à Justiça antecipação de tutela para retirar mais R$ 0,15 da tarifa técnica o que seria obtido com a retirada da planilha dos impostos exclusivos sobre veículos e sobre instalações e da taxa de risco do Hibribus. A Justiça negou em 31 de março, mas a Prefeitura manteve a tarifa em R$ 2,70 (em vigor desde julho de 2013) até novembro de 2014, quando voltou ao patamar anterior, de R$ 2,85.
  • De fevereiro a novembro de 2014, o subsídio necessário para manter a tarifa em R$ 2,70 foi de R$ 0,48 por passageiro pagante equivalente.
  • Elaboração projetos de ampliação da integração temporal que deve ocorrer nesse ano. O primeiro deles deverá ser na Cruz do Pilarzinho, projeto já elaborado pela Urbs aguardando parecer do Ippuc. Além do Pilarzinho, estão projetados pontos de integração temporal também no Xaxim, Hauer e Barreirinha .
  • A integração temporal já existente beneficiou 454.183 passageiros em 2014. Essa integração existe nas linhas Interbairros I (com todas as linhas da RIT); Vila Velha/Buriti com Estação Santa Quitéria; estações da Linha Verde; e na linha alimentadora Jardim Ipê com a convencional Raposo Tavares.
  • Até dezembro foram emitidos 226 mil cartões transporte (1ª e 2ª vias). Em 31 de dezembro de 2014 estavam ativos 1.601.542 cartões transporte, 115 mil a mais do que os cartões ativos no ano anterior (1.486.696)
  • Novo posto fixo de atendimento ao público no Terminal Santa Felicidade para emissão de cartão transporte usuário e outros atendimentos da Urbs. Os outros postos estão nas Ruas da Cidadania Matriz, Boa Vista, Boqueirão, Portão e Pinheirinho.
  • Nova estação implantada no trecho novo da Linha Verde Sul, com parada do Ligeirinho Fazenda Rio Grande. Permite que o ônibus trafegue pela canaleta do início da Linha Verde Sul até perto da PUC na Salgado Filho.
  • Nova estação PUC começou a ser implantada na confluência das avenidas Salgado Filho e Imaculada Conceição. Com tamanho três vezes maior, mais conforto e segurança, estará pronta até a retomada das aulas em 2015.
  • A estação tubo Bento Viana, que estava desativada para obras de desalinhamento de estações na Avenida Sete de Setembro, entrou em operação, agora com cinco portas, com mais espaço e conforto.
  • Estação Rodoferroviária ganhou rampas de acesso com retirada da catraca de desembarque, facilitando o deslocamento principalmente de quem transita com malas, sacolas ou bagagens. Esta estação fica entre a Rodoferroviária, o Mercado Municipal e comércio atacadista da Sete de Setembro.
  • Até dezembro foram emitidos 9,5 mil autos de infração ao regulamento do transporte coletivo.

Categoria: Transporte Coletivo