Série Olhar Curitiba destaca o modelo de transporte público da cidade

Foto: Luiz Costa /SMCS

| 25/9/2018

O "vermelhão" é um dos símbolos de Curitiba. O famoso ônibus expresso da cidade se tornou uma atração para turistas e um orgulho para quem mora aqui. Para valorizar esta característica, a série Olhar Curitiba traz o trabalho do fotógrafo da Prefeitura, Luiz Costa, que transformou os ônibus em protagonistas e fez um ensaio mostrando a relação que o transporte tem no dia a dia da capital paranaense.

Luiz define o sistema da cidade como um transporte modelo. Suas fotos buscaram focar no aspecto poético e de movimento do cotidiano curitibano. As imagens mostram a relação das pessoas com os ônibus, retratando seus olhares distantes pelas janelas enquanto a cidade passa quase que despercebida em um piscar de olhos.

Os terminais de integração sempre foram pontos de encontros de amigos, familiares e namorados. Além disso, o sistema da cidade vem evoluindo com o passar dos anos. Vieram os biarticulados e os Ligeirões. Desde março o Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão opera na cidade e a Prefeitura está com o projeto pronto para a segunda etapa do Ligeirão Norte-Sul, do Santa Cândida até o Capão Raso.

Nas imagens, a velocidade também é um fator importante destacado por Luiz Costa. As fotos tiradas em movimento destacam a mobilidade que os ônibus ligeirões e expressos dão aos curitibanos.

Modelo

As canaletas por onde circulam os biarticulados podem ser definidas como veias da cidade, que ligam um ponto ao outro transportando milhares de realidades e sonhos curitibanos. Por dia são quase 660 mil pessoas pagantes que utilizam os ônibus. Somando-se com os isentos esse número sobe para 800 mil.

O modelo BRT (Bus Rapid Transit) foi criado em Curitiba na década de 70. O sistema se tornou rapidamente uma referência para outras capitais brasileiras e até outros países. A Urbs faz um constante trabalho de manutenção para manter o sistema evoluindo. Entre os meses de março e julho foram mais de 76 milhões de passageiros pagantes no sistema do transporte coletivo de Curitiba.