Urbs apresenta dados do transporte coletivo ao TCE

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 18/7/2013

O gestor da área de operações do transporte coletivo da Urbs, engenheiro Luiz Filla, apresentou na tarde desta quarta-feira (17) uma série de dados e informações sobre a Rede Integrada de Transporte (RIT) a um grupo de técnicos do Tribunal de Contas do Estado. Os técnicos compõem a comissão de auditoria da Urbs, presidida pelo diretor de Execuções do TCE, Claudio Henrique de Castro, que também participou do encontro.

Numa reunião que durou mais de três horas, no auditório da Urbs, Filla apresentou um panorama geral do transporte e números gerais do sistema, esclarecendo todas as dúvidas levantadas pelos auditores. Com o grande volume de informações disponibilizadas pela Urbs, os auditores optaram por interromper a reunião, marcando um novo encontro para a próxima sexta-feira (19).

Filla explicou o funcionamento do sistema, a logística de operação, os números básicos – de passageiros, quilometragem e frota – e alertou para o fato de que está sendo analisado um sistema que é composto por dois sistemas: o transporte urbano e o transporte metropolitano integrado, com a diferença de que uma parte dele, o urbano, segue contratos firmados por licitação e outra parte – o metropolitano integrado ainda não foi licitado, competência, lembrou Filla, do governo estadual.

O gestor da Urbs abriu a apresentação com o manifesto, entregue há duas semanas ao prefeito Gustavo Fruet, no qual os funcionários da Urbs reafirmam seu compromisso com a transparência e disposição de auxiliar em qualquer investigação, sindicância ou auditoria. Ele também elencou todas as informações disponibilizadas no site da empresa e, ao final do encontro, entregou aos auditores, em meio virtual, as planilhas, informações, dados e documentos que vão compor a segunda etapa da apresentação iniciada nesta quarta.

Na semana passada, o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior entregou a Claudio Henrique de Castro o relatório da comissão da análise da tarifa, um documento com mais de 700 páginas e mais de 100 recomendações para redução dos custos do transporte, abrindo caminho para tarifas mais baratas. O mesmo relatório foi entregue a todos os vereadores e está disponível em link na página inicial do site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) em Comissão da Tarifa. Logo abaixo, em Contratos do Transporte, é possível localizar todos os documentos da licitação e dos contratos do transporte coletivo, num total de mais de 15 mil páginas, rubricadas ou assinadas, que foram digitalizadas para disponibilização ao público.

Categoria: Tarifa