Urbs inicia projeto-piloto para reduzir calor nas estações

Foto: Everson Bressan/SMCS

| 29/1/2014

A Urbs iniciou na manhã desta quarta-feira (29) a implantação de manta termoacústica na estação tubo Osternack, no Sítio Cercado. Nas primeiras horas da manhã, uma equipe de manutenção da Urbs trabalhou na demarcação de pontos e preparação do local que vai receber a manta.

A colocação será feita à noite, quando o número de passageiros é menor e também em função das altas temperaturas registradas ao longo do dia, o que dificulta o manuseio do material sobre as placas de aço que cobrem a estação. A previsão é que o trabalho esteja finalizado até sexta-feira de manhã.

A colocação da manta na estação Osternack faz parte de um projeto piloto que, se aprovado, será replicado em todas as 359 estações tubo da Rede Integrada de Transporte. O projeto começou a ser elaborado no ano passado, com a busca de materiais e tecnologia que permitisse melhorar a sensação térmica dentro das estações, tanto no inverno quanto no verão.

A licitação para compra do material foi aberta em novembro do ano passado.

A manta termoacústica impede a passagem do calor da cobertura para dentro da estação. Nos dias frios, também reduz a perda de calor interna.

Pela estação Osternack passam por dia, em média, 2,1 mil passageiros.  É ponto final do Ligeirinho Bairro Novo e fica na rótula do cruzamento das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Guaçui, próximo ao Residencial Parque Iguaçu.

A estação, que tinha uma área interna de dez metros quadrados, foi ampliada no ano passado para 40 metros quadrados, ganhando tubos geminados, o que amplia o espaço de circulação, e área de desembarque fora do tubo para quem não vai esperar outro ônibus.

O Ligeirinho Bairro Novo é uma das 18 linhas diretas que faz a ligação de bairros com paradas em estações tubo a cada três quilômetros. A linha Bairro Novo atende, por dia, em torno de 15,5 mil passageiros e liga a Praça Rui Barbosa ao Sítio Cercado, passando pelos bairros Rebouças, Água Verde, Parolin, Hauer, Fanny, Xaxim e Capão Raso.

Mudança

Implantadas em 1991, quando a Rede Integrada de Transporte só atendia a Curitiba – a integração metropolitana começou em 1996 – as estações tubo se consolidaram como um dos cartões postais mais procurados por turistas na cidade. Nestes 23 anos, houve aumento da demanda, a ampliação da Rede Integrada para mais 13 municípios e até mesmo alterações climáticas que mudaram a realidade nas estações tubo.

Vários projetos têm sido implementados para melhorar a sensação térmica dentro das estações. No ano passado foram testados os chamados sistemas evaporativos, uma espécie de exaustor para saída do ar quente o que se mostrou pouco eficaz em função da baixa altura das estações.

A situação é diferenciada nas estações da Linha Verde, que são climatizadas por um processo de condução do ar através de fosso de água, garantindo temperatura interna mais agradável, seja no verão ou no inverno. Esse processo é inviável nas demais estações da cidade que não foram projetadas com espaços para fosso e condutores.

Além da questão climática, a Urbs vem trabalhando na ampliação das estações tubo, como foi feito com a Estação Osternack, no ano passado. Estão prontos, por exemplo, projetos de ampliação da estação Bairro Novo, ponto inicial da linha que hoje fica na Rua Desembargador Westphalen. Essa estação será levada para dentro da Praça Rui Barbosa e terá seu tamanho triplicado. Também está pronto projeto para ampliação da estação tubo em frente à PUC-PR. A estação Passeio Público foi ampliada de sete para 13 módulos e o mesmo vai acontecer com a estação Bento Viana que será recolocada no mês que vem.