TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

FAQ - Perguntas Frequentes

Transporte

Perguntas frequentes

1 - O que é integração temporal matricial?

A integração temporal matricial possibilita o acesso do usuário do transporte coletivo à RIT – Rede Integrada de Transporte, onde ele pode realizar diferentes trajetos e utilizar quantos ônibus necessitar, sem pagar uma nova passagem. É feita através do cartão transporte, com tempo e locais pré-definidos, e foi implantada em regiões onde não há a possibilidade de viabilizar a integração através de terminais fechados, por questões de infra-estrutura. No restante da RIT, a integração é realizada nos terminais de transporte.

OBS.: apenas os cartões-transporte nas modalidades Usuário e Estudante realizam integração temporal. Com o cartão-transporte Avulso não há a possibilidade de uso do benefício da integração temporal.

Mais informações sobre integração temporal disponíveis no link abaixo:

http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/rede-integrada-de-transporte/50

2 - O que é o ACESSO?

O ACESSO é uma nova maneira que a Prefeitura Municipal de Curitiba criou para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência. É um serviço de microônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas, espaço para cão guia e acessórios necessários para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência.
 
Busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do serviço de que ela precisa e a deixa na porta de casa, quando o atendimento tiver terminado.
 
Para mais informações, acesse o site http://www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/acesso-transporte-especial/8.

3 - Como posso me deslocar nos terminais sem ter que subir/descer as escadas para acesso aos túneis?

Autorização concedida EXCLUSIVAMENTE para a transposição em nível, para as pessoas que tenham dificuldade comprovada em subir/descer escadas nos terminais onde houver túnel. Deverão ser apresentados os documentos pessoais e atestado médico atualizado com EXCLUSIVA COMPROVAÇÃO da dificuldade na deambulação ao subir e descer escadas.

Estão dispensados da apresentação da carteirinha branca:

  • IDOSOS, acima de 65 anos, bastando para tanto, a apresentação somente do cartão transporte-ISENTO (idoso) para realizar a transposição;
  • Cadeirantes, muletantes e deficientes visuais não requerem apresentação de nenhuma identificação, por se tratarem deficiências visíveis.

Obs. Não serão emitidas carteirinhas brancas para estes casos.