Sáb, 24 de Setembro de 2016

História do Transporte | Linha do tempo

Comunidade

História do transporte

O ônibus, em Curitiba, faz parte do cotidiano da população. O Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros deriva do Plano Diretor da cidade e é utilizado como indutor do crescimento ordenado da cidade. Promove a integração entre as funções e serviços urbanos, aproximando a casa do trabalho, dos equipamentos urbanos e sociais, do comércio, dos serviços e do lazer.

  • Transporte Coletivo é regulamentado

    Primeira regulamentação do serviço de transporte coletivo de passageiros através do Decreto 503/55, que deu origem à concessão para 13 empresas operadoras. A cidade era atendida por 50 ônibus e 80 lotações.

  • Plano Diretor de Curitiba

    Aprovado o Plano Diretor de Curitiba, pela Lei 2828. O planejamento urbano e sua aplicação passam a ter base no tripé Uso do Solo, Sistema Viário e Transporte Público, pensados juntos.

  • Sistema Trinário

    Detalhamento do Projeto do Setor Estrutural, com criação do Sistema Trinário: na via estrutural um corredor exclusivo para ônibus, ladeado por vias de tráfego lento com sentidos opostos; mais duas ruas paralelas de tráfego rápido, também em sentidos opostos.

  • Canaleta Exclusiva - Eixo Norte/Sul

    Implantação da 1ª canaleta exclusiva (20 km) e entrada em operação do ônibus expresso no Eixo Norte-Sul.

    Adoção de cores para as categorias de linhas: vermelha para as linhas expressas e laranja para as linhas alimentadoras.

  • Ônibus Seletivo

    Implantação do Ônibus Seletivo, linha Batel-Jardim Social (posteriormente rebatizado de Opcional).

  • Eixo Boqueirão

    Início da operação do Eixo Boqueirão com os Terminais Hauer e Carmo.

  • Controle de Tráfego

    Início da sincronização dos semáforos – Controle de Tráfego.

  • Linhas Interbairros e Estudantes

    Implantação das linhas:

    - Interbairros - 28 bairros, 44 km – veículos de cor verde.

    - Estudantes - do Largo Bittencourt ao Centro Politécnico (UFPR).

  • Eixo Leste/Oeste

    - Implantação da tarifa única na RIT – Rede Integrada de Transporte.

    - Início da operação de ônibus articulados nos eixos Norte-Sul e Boqueirão.

    - Implantação do Terminal Boqueirão, complementando o Eixo Boqueirão.

    - Implantação do Terminal Pinheirinho, complementando o Eixo Sul.

    - Início da operação do Eixo Leste-Oeste.

  • Linha Circular Centro

    Implantação do linha Circular Centro – 5,5km do Largo Bittencourt à Avenida 7 de Setembro, pela Rua XV de Novembro.

  • Terminais Campo Comprido e Santa Cândida

    Implantação dos terminais Campo Comprido e Santa Cândida.

  • URBS gerencia o Transporte Coletivo

    Decreto 195/86 Institui a URBS – Urbanização de Curitiba S.A. como gerenciadora do transporte coletivo e as empresas operadoras passam a ser permissionárias.

  • Remuneração por Quilômetro

    Decreto 45/87 – Aprova o Regulamento dos serviços de transporte coletivo, definindo a remuneração do serviço pela quilometragem percorrida, tornando a receita pública.

  • Vale-Transporte e Terminal SITES

    - Implantação da ficha metálica do vale-transporte, com adoção de catracas automáticas.

    - Implantação do Terminal SITES.

  • Linha ProParque

    - Implantação das Linhas ProParque – roteiro para atender os parques de Curitiba.

    - Lei7556/90 – Lei do Transporte Coletivo - Estabelece a URBS como única concessionária do sistema de Curitiba.

  • Linhas Diretas

    - Criação das Linhas Diretas (“ligeirinhos”) com paradas a cada 3 km em estações tubo que permitem o embarque em nível e o pagamento antecipado da tarifa.

    - Aprovação do novo Regulamento do Transporte Coletivo através do Decreto 210/1991.

  • Biarticulado no Eixo Boqueirão

    - Remodelação do Eixo Boqueirão com implantação de estações tubo nas paradas (embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) para dar início à operação de ônibus biarticulados.

    - Construção dos Terminais Bairro Alto, Barreirinha, Fazendinha, Santa Felicidade e Sítio Cercado, ampliando o atendimento da RIT.

  • Jardineira Linha Turismo

    Implantação da Linha Turismo com jardineiras brancas, percorrendo pontos turísticos da cidade.

  • Biarticulado no Eixo Norte/Sul

    Remodelação do Eixo Norte-Sul para entrada de veículos biarticulados.

  • Gerenciamento das linhas da RMC

    Convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, delegando à URBS o gerenciamento das linhas da Região Metropolitana de Curitiba.

  • Linha Interhospitais

    Implantação da Linha Interhospitais, que atende os principais hospitais e laboratórios da cidade.

  • Biarticulado Circular Sul

    Implantação da Linha Biarticulado Circular Sul - integra sete terminais, circulando em canaletas exclusivas, ao longo de 26 km na região do Linhão do Emprego.

  • Integração dos Eixos Norte/Sul e Leste/Oeste

    - Lei 9.800 – Nova Lei de Zoneamento e Uso do Solo, substituindo a de 1975.

    - Remodelação do Eixo Leste-Oeste para entrada de veículos biarticulados.

    - Integração dos Eixos Norte-Sul e Leste-Oeste na Praça Eufrásio Correa.
     

  • Bilhetagem Eletrônica

    Implantação de bilhetagem eletrônica no sistema de transporte.

  • Mobiliário Urbano

    Substituição dos abrigos de ônibus pelo Novo Mobiliário Urbano, implantado em parceria público-privada.

  • Tarifa Domingueira

    Instituída a “tarifa domingueira” - passagem de ônibus a R$ 1,00 aos domingos.

  • Motores Euro III - Redução de Poluentes

    Renovação da frota de ônibus: entrada de 295 novos veículos com motores Euro III, que reduzem a emissão de poluentes.

  • Aprovação da Linha Verde

    Aprovação do projeto para implantação da LINHA VERDE, 6º corredor de Transporte Coletivo de Curitiba em uma avenida de 22 km, sobre o leito da BR-476 (antiga BR-116).

  • Linha Turismo Double-Deck

    - Aprovação da Nova Lei do Transporte Coletivo – Lei 12.597/08 - Define a URBS como gerenciadora do sistema e estabelece indicadores de qualidade na prestação dos serviços.

    - Decreto 1.356/08 – Regulamenta os serviços de transporte coletivo.

    - Linha Turismo – substituição dos ônibus por modelo double-deck (dois andares).

  • Implantação da Linha Verde

    - LINHA VERDE – Após a conclusão da 1ª etapa das obras, entra em operação a linha Pinheirinho/Carlos Gomes, trafegando em canaleta exclusiva com ônibus biarticulados que operam com 100% de biodiesel à base de soja. As novas estações, com sistema ecológico de climatização, permitem integração com as linhas alimentadoras que cruzam a avenida.

    - Ampliação das estações tubo da linha direta INTER 2 para a substituição dos ônibus comuns por articulados.

  • Ligeirão Boqueirão

    - LIGEIRÃO BOQUEIRÃO – As obras de desalinhamento das estações para a criação da pista de ultrapassagem nos pontos intermediários permitiram a implantação do projeto de uma Linha Direta Expressa no Corredor Boqueirão, representando um novo marco no transporte coletivo de Curitiba. A Linha Direta realiza paradas apenas nos terminais e região central e conta com prioridade nos cruzamentos, o que confere maior rapidez nos deslocamentos do eixo.

    - LICITAÇÃO DO TRANSPORTE – Conclusão do processo licitatório das linhas urbanas do transporte coletivo de Curitiba, através de contratos de concessão, definindo três consórcios de operadores: Pontual, Pioneiro e Transbus. A licitação define alterações na forma de remuneração, estabelece melhorias a serem implantadas pelas operadoras e institui avaliação dos serviços prestados a partir de indicadores de qualidade. 

  • Ligeirão Azul

    - NOVO LIGEIRÃO  – Entrada dos novos ônibus biarticulados – Ligeirão Azul – de 28 metros, que ampliou a capacidade de transporte do Corredor Boqueirão e também da Linha Verde. Os ônibus tem capacidade para 250 passageiros e operam 100% com biocombustível à base de soja, ampliando o projeto do biocombustível que passa a operar com 30 veículos.

    - Renovação da frota do Corredor Leste/Oeste para veículos biarticulados de 28 metros com capacidade para 250 passageiros.

  • Foto: Jaelson Lucas/SMCS

    Centro de Controle Operacional

    Inaugurado em 10/04/2012, o Centro de Controle Operacional (CCO) reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

  • Tubotecas, Serviço Acesso e Novos Táxis

    TUBOTECA

    Mar/13 - Implantada a primeira Tuboteca na Estação Rui Barbosa - As Tubotecas são pequenas bibliotecas que disponibilizam publicações literárias em estantes instaladas nas Estações tubo de Curitiba que permitem aos usuários do transporte coletivo ter acesso a livros e emprestá-los sem nenhum cadastro prévio.

    SERVIÇO ACESSO

    Mar/13 - Serviço de transporte exclusivo para pessoas com deficiência. Os micro-ônibus com elevador, espaço para cão guia e cadeira de rodas, buscam a pessoa com deficiência na porta de sua casa e levam ao serviço de saúde de seu interesse. O serviço se aplica para atendimentos de saúde e socioassistenciais não continuados.

    OPEN DATA

    Ago/13 – Implementada a política de Dados Abertos (Open Data), disponibilizando acesso ao WebService da URBS a todos os interessados. Este acesso fomentou o desenvolvimento de novos aplicativos do sistema de transporte de Curitiba para os usuários da Rede Integrada de Transporte.

    AUDIÊNCIA PÚBLICA E COMISSÃO DA TARIFA

    Fev/13 - Realizada a primeira Audiência Pública para esclarecimentos sobre a tarifa do Transporte Coletivo de Curitiba.

    Jul/13 – A Comissão de Análise da Tarifa, instituída pelo Decreto Municipal 358/2013, apresentou 111 itens de aprimoramento para a gestão do sistema de transporte (Relatório Final).

    TÁXIS

    Jul/13 - Audiência Pública para discussão dos termos do Edital de Licitação para aumento da frota de táxis.

    Ago/13 – Novo Marco Regulatório dos serviços de Táxis – Decreto Municipal 1184/2013 – com fixação de tempo mínimo de operação, garantindo maior disponibilidade da oferta de táxis.

    Ago/13 – Recadastramento do táxi para atualização de dados dos atuais autorizatários

    Out/13 – Lançado Edital para licitação de 750 novas licenças de táxis

  • Faixas Exclusivas e Novas Tecnologias

    FAIXA EXCLUSIVA E CORREDOR NORTE

    Abr/14 – Implantada faixa exclusiva para o transporte coletivo em2,5 kmda Rua XV de Novembro que beneficiou 13 linhas do transporte coletivo e aproximadamente 57 mil usuários.

    Jun/14 – Conclusão das obras de desalinhamento do Corredor Norte para implantação do Expresso Ligeirão

    NOVAS TECNOLOGIAS

    Fev/14 – Agentes de fiscalização do transporte coletivo de Curitiba para a atuar munidos de um computador de mão (PDA) conectado com o Centro de Controle Operacional para acesso às informações da linhas em tempo real.

    Nov/14 – Início dos testes com um ônibus 100% elétrico da empresa BYD (relatório comparativo das tecnologias)

    CARTÃO TRANSPORTE

    Ago/14 – Inovações no Cartão Transporte:

    - Lançamento do Cartão Avulso que permite a aquisição de cartão transporte sem cadastro prévio.

    - Exclusividade de uso do cartão transporte em 66 linhas que operam com micro-ônibus sem cobrador.

    - Expansão dos postos de recarga do cartão transporte e venda do cartão avulso para 23 bancas de revistas e terminais de integração

    TÁXIS

    Mai/14 - Homologadas 748 novas autorizações para táxis, ampliando a frota de táxis da cidade para 3 mil veículos.

  • Paraciclos e Cartão Respeito

    FAIXAS EXCLUSIVAS e PARACICLOS

    Mar/15 - Implantação 2 novas faixas exclusivas nas Avenida Marechal Deodoro e na Rua Des. Westphalen, com a extensão de1,3 km, beneficiando 33 linhas e 100 mil passageiros

    Jul/15 – Implantados paraciclos nos 21 terminais de transporte de Curitiba, visando ampliar a integração intermodal ônibus - bicicleta.

    CARTÃO TRANSPORTE

    Abr/15 – Nova funcionalidade aplicada ao cartão transporte, o qual passa a liberar maior tempo de travessia em semáforos da região central para idosos e pessoas com deficiência – Cartão Respeito.

    Jul/15 – Implementada a integração temporal através do uso do cartão transporte entre o Terminal Pinheirinho e Rua da Cidadania

    INTEGRAÇÃO METROPOLITANA

    Jan/15 – Encerramento do Convênio de gerenciamento do sistema de transporte metropolitano entre a Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado, o que exigiu ajustes na Rede Integrada de Transporte e criação de novas linhas para manutenção do benefício da integração aos usuários da região metropolitana.

    TÁXIS ELÉTRICOS e TÁXI BIKE

    Mar/15 – Em parceria com as Centrais de Táxi, foram realizados testes operacionais com carros elétricos da empresa chinesa BYD, caracterizados para operar os serviços de táxi.

    Out/15 – O sistema de táxis passou a contar com o serviço de transporte de bicicletas (Táxi Bike)

  • Novas Tecnologias e BRT Bike

    TERMINAL SANTA CÂNDIDA

    Fev/16 – Concluídas as obras de ampliação do Terminal Santa Cândida, de 8,6 para 12,6 mil metros quadrados

    FAIXA EXCLUSIVA

    Mar/16 – Implantada faixa exclusiva para ônibus na Rua Conselheiro Laurindo (1,9 km) beneficiando 15 linhas e 50 mil passageiros

    NOVAS TECNOLOGIAS

    Mar/16 – HIBRIPLUS - Início dos testes com o primeiro ônibus articulado híbrido da América Latina

    Mai/16 – PMI ELETROMOBILIDADE - Publicação do o edital de chamamento para interessados em participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), visando a implantação e operação de linhas de transporte público com acionamento elétrico (eletromobilidade).

    Ago/16 – HIBRIPLUG – Primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia plug-in e estação de recarga inicia testes na linha Juvevê/Água Verde

    PESQUISA O/D

    Abr/16 – Iniciada a Pesquisa Origem/Destino – Grande Curitiba – que irá traçar o panorama dos deslocamentos e das demandas do transporte em Curitiba e Região Metropolitana.

    BRT BIKE

    Jun/16 – Projeto voltado a permitir que o usuário do transporte coletivo possa transportar sua bicicleta no ônibus, de modo a fortalecer a integração entre os modais de transporte.