Qua, 27 de Agosto de 2014

História do Transporte | Linha do tempo

Comunidade

História do transporte

O ônibus, em Curitiba, faz parte do cotidiano da população. O Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros deriva do Plano Diretor da cidade e é utilizado como indutor do crescimento ordenado da cidade. Promove a integração entre as funções e serviços urbanos, aproximando a casa do trabalho, dos equipamentos urbanos e sociais, do comércio, dos serviços e do lazer.

  • Transporte Coletivo é regulamentado

    Primeira regulamentação do serviço de transporte coletivo de passageiros através do Decreto 503/55, que deu origem à concessão para 13 empresas operadoras. A cidade era atendida por 50 ônibus e 80 lotações.

  • Plano Diretor de Curitiba

    Aprovado o Plano Diretor de Curitiba, pela Lei 2828. O planejamento urbano e sua aplicação passam a ter base no tripé Uso do Solo, Sistema Viário e Transporte Público, pensados juntos.

  • Sistema Trinário

    Detalhamento do Projeto do Setor Estrutural, com criação do Sistema Trinário: na via estrutural um corredor exclusivo para ônibus, ladeado por vias de tráfego lento com sentidos opostos; mais duas ruas paralelas de tráfego rápido, também em sentidos opostos.

  • Canaleta exclusiva - Eixo Norte-Sul

    Implantação da 1ª canaleta exclusiva (20 km) e entrada em operação do ônibus expresso no Eixo Norte-Sul.

    Adoção de cores para as categorias de linhas: vermelha para as linhas expressas e laranja para as linhas alimentadoras.

  • Ônibus Seletivo

    Implantação do Ônibus Seletivo, linha Batel-Jardim Social (posteriormente rebatizado de Opcional).

  • Eixo Boqueirão

    Início da operação do Eixo Boqueirão com os Terminais Hauer e Carmo.

  • Controle de Tráfego

    Início da sincronização dos semáforos – Controle de Tráfego.

  • Linhas Interbairros e Estudantes

    Implantação das linhas:

     

    - Interbairros - 28 bairros, 44 km – veículos de cor verde.

    - Estudantes - do Largo Bittencourt ao Centro Politécnico (UFPR).

  • Eixo Leste - Oeste

    - Implantação da tarifa única na RIT – Rede Integrada de Transporte.

    - Início da operação de ônibus articulados nos eixos Norte-Sul e Boqueirão.

    - Implantação do Terminal Boqueirão, complementando o Eixo Boqueirão.

    - Implantação do Terminal Pinheirinho, complementando o Eixo Sul.

    - Início da operação do Eixo Leste-Oeste.

  • Linha Circular Centro

    Implantação do linha Circular Centro – 5,5km do Largo Bittencourt à Avenida 7 de Setembro, pela Rua XV de Novembro.

  • Terminais Campo Comprido e Santa Cândida

    Implantação dos terminais Campo Comprido e Santa Cândida.

  • URBS gerencia o Transporte Coletivo

    Decreto 195/86 Institui a URBS – Urbanização de Curitiba S/A como gerenciadora do transporte coletivo e as empresas operadoras passam a ser permissionárias.

  • Remuneração por Quilômetro

    Decreto 45/87 – Aprova o Regulamento dos serviços de transporte coletivo, definindo a remuneração do serviço pela quilometragem percorrida, tornando a receita pública.

  • Vale-transporte e Terminal SITES

    - Implantação da ficha metálica do vale-transporte, com adoção de catracas automáticas.

    - Implantação do Terminal SITES.

  • Linha ProParque

    - Implantação das Linhas ProParque – roteiro para atender os parques de Curitiba.


    - Lei7556/90 – Lei do Transporte Coletivo - Estabelece a URBS como única concessionária do sistema de Curitiba.

  • Linhas Diretas

    - Criação das Linhas Diretas (“ligeirinhos”) com paradas a cada 3 km em estações tubo que permitem o embarque em nível e o pagamento antecipado da tarifa.


    - Aprovação do novo Regulamento do Transporte Coletivo através do Decreto 210/1991.

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  • Biarticulado no Eixo Boqueirão

    - Remodelação do Eixo Boqueirão com implantação de estações tubo nas paradas (embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa) para dar início à operação de ônibus biarticulados.


    - Construção dos Terminais Bairro Alto, Barreirinha, Fazendinha, Santa Felicidade e Sítio Cercado, ampliando o atendimento da RIT.

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  • Jardineira Linha Turismo

    Implantação da Linha Turismo com jardineiras brancas, percorrendo pontos turísticos da cidade.

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  • Biarticulado no Eixo Norte-Sul

    Remodelação do Eixo Norte-Sul para entrada de veículos biarticulados.

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  • Gerenciamento das linhas da RMC

    Convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, delegando à URBS o gerenciamento das linhas da Região Metropolitana de Curitiba.

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  • Linha Inter-hospitais

    Implantação da Linha Inter-hospitais, que atende os principais hospitais e laboratórios da cidade.

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  • Biarticulado Circular Sul

    Implantação da Linha Biarticulado Circular Sul - integra sete terminais, circulando em canaletas exclusivas, ao longo de 26 km na região do Linhão do Emprego.

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  • Integração dos Eixos Norte-Sul e Leste-Oeste

    - Lei 9.800 – Nova Lei de Zoneamento e Uso do Solo, substituindo a de 1975.

    - Remodelação do Eixo Leste-Oeste para entrada de veículos biarticulados.

    - Integração dos Eixos Norte-Sul e Leste-Oeste na Praça Eufrásio Correa.
     

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  • Bilhetagem eletrônica

    Implantação de bilhetagem eletrônica no sistema de transporte.

  • Mobiliário Urbano

    Substituição dos abrigos de ônibus pelo Novo Mobiliário Urbano, implantado em parceria público-privada.

  • Tarifa Domingueira

    Instituída a “tarifa domingueira” - passagem de ônibus a R$ 1,00 aos domingos.

  • Motores Euro III - Redução de poluentes

    Renovação da frota de ônibus: entrada de 295 novos veículos com motores Euro III, que reduzem a emissão de poluentes.

  • Aprovação da Linha Verde

    Aprovação do projeto para implantação da LINHA VERDE, 6º corredor de Transporte Coletivo de Curitiba em uma avenida de 22 km, sobre o leito da BR-476 (antiga BR-116).

  • Linha Turismo Double-deck

    - Aprovação da Nova Lei do Transporte Coletivo – Lei 12.597/08 - Define a URBS como gerenciadora do sistema e estabelece indicadores de qualidade na prestação dos serviços.

    - Decreto 1.356/08 – Regulamenta os serviços de transporte coletivo.

    - Linha Turismo – substituição dos ônibus por modelo double-deck (dois andares).

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  • Implantação da Linha Verde

    - LINHA VERDE – Após a conclusão da 1ª etapa das obras, entra em operação a linha Pinheirinho/Carlos Gomes, trafegando em canaleta exclusiva com 14 ônibus articulados, dos quais 06 operam com 100% de biodiesel à base de soja. As novas estações, com sistema ecológico de climatização, permitem integração com as linhas alimentadoras que cruzam a avenida.

    - Ampliação das estações tubo da linha direta INTER 2 para a substituição dos ônibus comuns por articulados.

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  • Ligeirão Boqueirão

    - LIGEIRÃO BOQUEIRÃO – As obras de desalinhamento das estações para a criação da pista de ultrapassagem nos pontos intermediários permitiram a implantação do projeto de uma Linha Direta Expressa no Corredor Boqueirão, representando um novo marco no transporte coletivo de Curitiba. A Linha Direta realiza paradas apenas nos terminais e região central e conta com prioridade nos cruzamentos, o que confere maior rapidez nos deslocamentos do eixo.

    - LICITAÇÃO DO TRANSPORTE – Conclusão do processo licitatório das linhas urbanas do transporte coletivo de Curitiba, através de contratos de concessão, definindo três consórcios de operadores: Pontual, Pioneiro e Transbus. A licitação define alterações na forma de remuneração, estabelece melhorias a serem implantadas pelas operadoras e institui avaliação dos serviços prestados a partir de indicadores de qualidade. 

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  • Ligeirão Azul

    - NOVO LIGEIRÃO  – Entrada dos novos ônibus biarticulados – Ligeirão Azul – de 28 metros, que ampliou a capacidade de transporte do Corredor Boqueirão e também da Linha Verde. Os ônibus tem capacidade para 250 passageiros e operam 100% com biocombustível à base de soja, ampliando o projeto do biocombustível que passa a operar com 30 veículos.

    - Renovação da frota do Corredor Leste/Oeste para veículos biarticulados de 28 metros com capacidade para 250 passageiros.

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  • Foto: Jaelson Lucas/SMCS

    Centro de Controle Operacional

    Inaugurado em 10/04/2012, o Centro de Controle Operacional (CCO) reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

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