Em outubro, serviços da Urbs vão migrar para o portal E-cidadão

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

| 22/8/2022

Modernizar a estrutura para atender melhor o cidadão é a proposta da Urbanização de Curitiba (Urbs), gestora do transporte público da capital. A partir de outubro, os serviços que são ofertados no site urbs.curitiba .pr.gov.br vão migrar para o E-cidadão, uma base única de dados pessoais que permite ao cidadão se relacionar com a Prefeitura de forma dinâmica e ágil.

A ideia é unificar os cadastros e serviços da Urbs com as demais secretarias e serviços municipais, cruzando dados pelo CPF do cidadão”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Atualmente, o E-cidadão tem informações que podem ser utilizadas em mais de 20 aplicações, sistemas e portais integrados. O total de pessoas cadastradas ultrapassa os 710 mil. Para acessar os serviços, é preciso informar o número do CPF e endereço de e-mail individual.

Cartão digital

Os primeiros serviços oferecidos serão transporte coletivo e o cartão estudante, destinado aos beneficiários do passe escolar. “O acesso será mais fácil, rápido e seguro tanto para o usuário como para a Urbs”, esclarece Ogeny. A partir deste momento, o cartão do estudante será digital.

A cada dia, Curitiba avança no conceito de cidade inteligente. “Curitiba que já recebeu os títulos de Cidade Mais Inteligente da América Latina (Latam Smart City Award), a Mais Empreendedora do País (Ranking Connected Cities), uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo (Top 7 ICF 2021) e dá mais um passo ao futuro”, garante Ogeny.

Para garantir um serviço de excelência, o presidente da Urbs tem feito reuniões com os coordenadores e gestores da Urbs e das secretarias de Finanças e da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). “Em setembro, os funcionários que atendem o público serão treinados para se adaptarem à nova forma de atendimento, 2023 será diferente”, garante Ogeny.

Os curitibanos já estão adaptados a novas formas de buscar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba. Desde o início da pandemia, passaram a usar com maior frequência a Agenda online, ferramenta que possibilita agendar o atendimento presencial nos plantões técnicos de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura.

Categoria: Outros