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Táxis

Transporte

Em Curitiba, o Serviço de Transporte Individual de Passageiros (Táxi) é regido pelas Leis Municipais nº 13.957 de 11 de abril de 2012 e nº 14.831 de 4 de maio de 2016, e regulamentado pelos Decretos nº 1.959 de 26 de dezembro de 2012, nº 1.184 de 13 de agosto de 2013, nº 469 de 12 de maio de 2016, nº 472 de 13 de maio de 2016 e nº 947 de 12 de maio de 2017.

Compete à URBS, através de sua estrutura organizacional, o gerenciamento e a administração dos serviços de táxi e transporte comercial. A execução dos serviços de táxi fica condicionada à outorga de permissão para exploração dos mesmos e a liberação de Licença para Trafegar para os veículos, que são expedidos pela URBS.

Os pontos de táxi (endereços e relação ao lado) podem ser: semi privativo, livre, executivo e especial. Da frota total, 71,13% opera com serviço auxiliar de Rádio Táxi (relação de empresas e telefones ao lado).

Informações Gerais

Dados2017 2018 2019 2020 2021
Idade média da frota 3,28 2,82 3,99 3,79 3,79
Táxis que usam GNV 568 529 466 407 407
Frota 2017 2018 2019 2020 2021
Convencionais 2.867 2.763 2.588 2.362 2.136
Executivo 59 67 107 122 162
Compartilhados 22 22 13 11 10
Especial - Taxista com deficiência 6 5 4 3 3
Paralisados - Decreto nº 100/2018 0 140 231 99 192
Total 2.954 2.997 2.943 2.597 2.503
Abrigos 2017 2018 2019 2020 2021
Novo Mobiliário Urbano 108 108 108 108 108
Modelo antigo 69 69 67 67 67
Total 177 177 175 175 175

Táxi Convencional - táxi comum, na cor laranja.

Táxi Executivo - táxi na cor preta, com maior potência de motor (acima de 140 cv), porta malas de no mínimo 430 litros e distância mínima entre eixos de 2,60m e os motoristas utilizam roupas sociais.

Táxi Compartilhado - táxi na cor laranja, no entanto, o veículo é adaptado com rampa e pode ser utilizado para cadeirantes ou outros usuários. Surge, portanto, o nome compartilhado.

Táxi Especial - táxi comum na cor laranja, porém, os profissionais, prestadores deste serviço têm deficiência física.

Táxi Paralisado - são táxis que podem estar vinculado a quaisquer das categorias acima, mas encontram-se fora de suas atividades (paralisados) por período não superior à 24 meses, conforme estabelece o Decreto 100/2018.

Fonte: URBS/UGX

Contato

(41) 3320-3339 e 3320-3340

Reclamações

Central 156 ou pessoalmente na Área de Táxi e Transporte Comercial da URBS

Horário de Atendimento

Administrativo - das 11h às 17h

Vistoria - das 08h30 às 16h30


SRS. TAXISTAS
POR DETERMINAÇÃO DA DIRETORIA DA URBS, O VALOR ANUAL DA OUTORGA, PODERÁ SER PARCELADO EM 04 (QUATRO) VEZES, COM VENCIMENTOS PARA OS MESES DE MARÇO, JUNHO, SETEMBRO E DEZEMBRO.

Área do Taxista

Para acesso ao sistema o taxista deverá comparecer pessoalmente na URBS (munido de documentação pessoal) Unidade de Gestão e Cadastro do Táxi - UGX, para retirada da senha.

Localização dos Pontos de Táxi em Curitiba

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Informações sobre veículos e condutores autorizados a oferecer os serviços de transporte de passageiros na categoria de táxi.