TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Embarque nessa Linha! Passeie pelas atrações de Natal que fazem parte da Linha Turismo


| 19/12/2022

Após dois anos de pandemia, as comemorações natalinas voltam ainda mais forte para a 6ª edição do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais. São 130 atrações ao longo de 32 dias para todas as idades e gostos. Além disso, o acesso das atrações é diversificado, podendo ser feito percursos de carro, a pé, de bicicleta e de ônibus. 

Pensando nisso, separamos um roteiro para quem deseja aproveitar o Natal de Curitiba enquanto passeia de ônibus pelos pontos turísticos da cidade.

 

Confira os pontos da linha de ônibus de turismo que têm atrações do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022

 

Jardim Botânico

Durante o Natal o Jardim Botânico vai ser transformado no Jardim dos Sonhos. Com patrocínio da Ademicon, o local terá um caminho cheio de luzes de LED que conduzirá os visitantes por diversas estações decoradas com elementos natalinos. Ainda no Jardim Botânico, em frente ao Palácio de Vidro, será apresentado o espetáculo de balé com personagens natalinos no dia da estreia.

Serviço:

Jardim Botânico

Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350

Data: até 18 de dezembro

Local de embarque: Rua Engº Ostoja Roguski, entrada principal do Jardim Botânico

 

Praça Santos Andrade (Universidade Federal do Paraná/ Teatro Guaíra) 

A Praça Santos Andrade abriga dois marcos curitibanos: a Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

Durante o natal a Praça será Lar da Roda-Gigante da Vila Electrolux. Além da atração, a Vila de Natal Electrolux conta com uma programação completa com a casa do Papai Noel, a cozinha Electrolux , com aulas-show com chefs renomados, diversos pontos instagrámaveis e a tradicional feirinha com produtos de gastronomia e artesanato.

Serviço:

Praça Santos Andrade

Rua XV de Novembro 2765

Data: até 23 de dezembro

Roda-Gigante e Casa do Papai Noel
Sextas, sábados e domingos, das 16h às 22h
Parada de Natal aos sábados, 16h

Local de embarque: Rua XV de Novembro, ao lado do Teatro Guaíra

 

Passeio Público

O parque foi inaugurado em 1886, sendo este o primeiro parque da cidade. O local foi transformado em um espaço de lazer e por um tempo abrigou o zoológico pioneiro de Curitiba.

A alegria do Natal entra novamente no Passeio Público com diversas atrações já conhecidas pelos curitibanos. Uma delas é o Carrossel Veneziano, patrocinado pela Rede Condor. Com muitas luzes e cores, o carrossel é a atração perfeita para levar as crianças durante as comemorações natalinas.

O Passeio Público também recebe novamente as apresentações do Auto de Natal. O espetáculo acontece na Ilha da Ilusão, no centro do parque, e conta a história do nascimento de Jesus Cristo e por consequência a formação do presépio de Natal.

Serviço

Passeio Público

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n - Centro

De segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h, até 8 de janeiro
Espetáculo na Ilha da Ilusão: De quinta a domingo, 19h30 até 18 de dezembro

Local de embarque: Praça Gibran Khalil Gibran, ao lado do Memorial Árabe

 

Centro Cívico

O local abriga a sede do Governo do Paraná, o Palácio do Iguaçu e o Palácio 29 de Março, atual sede da Prefeitura de Curitiba.

Além de diversas decorações natalinas, na rotatória ao lado do edifício da prefeitura foi montada uma árvore de 18 metros decorada com luzes. A ação recebe patrocínio da Volvo e faz parte do roteiro de 40 árvores que serão montadas pela cidade. 

Serviço

Palácio 29 de Março

Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico

Data: Até 8 de janeiro

Local de embarque: Rua Êrnani Santiago de Oliveira, próximo a Prefeitura de Curitiba

 

 Bosque Zaninelli/Universidade Livre do Meio Ambiente

A Universidade Livre do Meio Ambiente fez com que Curitiba se tornasse a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos à população sobre o meio ambiente e a ecologia.

Além das decorações natalinas, neste ano o local recebe uma nova atração. Durante o dia acontecem shows comandados pela Família Folhas e oficinas sustentaveis abertas para todos os públicos. E no período da noite acontecem os espetáculos barrocos com anjos e gôndolas no lado do Bosque Zaninelli.

Serviço

Bosque Zaninelli

Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho, Curitiba - PR, 82120-110

Local de embarque: Rua Victor Benato, em frente ao Bosque Zaninelli
 

 Parque São Lourenço

Inaugurado em 1972 para recuperar os estragos do rompimento da represa do Rio Belém, o Parque São Lourenço é um dos mais antigos da cidade.

No Natal, o Memorial Paranista recebe a Ópera Celebre a Vida. No espetáculo as diferentes etnias que escreveram a história de Curitiba serão celebradas. A montagem conta com a apresentação de artistas em figurinos exclusivos, tudo com muita luz e fogos de artifício silenciosos que vão iluminar o Jardim das Esculturas. 

Serviço

Parque São Lourenço

R. José Brusamolin, s/n - São Lourenço, Curitiba - PR, 82200-000

Data: 15 de dezembro até 18 de dezembro

Local de embarque: Rua Mateus Leme, 4556

 

Parque Tanguá

O espírito natalino invade o Parque Tanguá mais uma vez! Durante o Natal será realizado o Oratório de Natal do Tanguá. Com um elenco de 40 artistas, o parque recebe um mágico show que mistura circo, teatro, dança e música, iluminado por fogos de natal silenciosos. 

Serviço

Parque Tanguá

Rua Oswaldo Maciel, 97 - Taboão, Curitiba - PR, 82130-494

Data: 20 a 23 de dezembro

Local de embarque: Rua Oswaldo Maciel, próximo ao módulo da Guarda Municipal

 

Parque Tingui

O parque foi inaugurado em 1994 e faz parte da faixa de preservação junto ao Rio Barigui.

No Natal o parque recebe a alegria do Natal com decorações e a construção de uma árvore de 11 metros decorada com as cores e luzes do natal, perfeita para tirar fotos instagrámaveis. 

Serviço:

Parque Tingui

Rua Melchiades Silveira do Valle, 501-267 - São João, Curitiba - PR, 82030-600

Data: até 8 de janeiro

Local de embarque: Rua Melchiades Silveira do Valle, próximo ao portal de entrada da Avenida Fredolin Wolf

 

Santa Felicidade

A região foi formada pelos imigrantes italianos de Curitiba. Se destaca no bairro os restaurantes típicos presentes, as vinícolas e lojas de artesanato e móveis de vime.

Durante o natal a região recebe uma tradicional árvore de natal que será montada na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Além disso, o restaurante Madalosso terá a fachada transformada em um grande palco iluminado para o natal. O restaurante será decorado com neve artificial, ambientes instagramáveis e cenário com luzes 

Além disso, também será realizada a cenografia do Pequeno Príncipe. As exibições são gratuitas e terão aproximadamente 25 minutos de duração. A cenografia vai acontecer no estacionamento frontal do Restaurante, com livre acesso para espectadores, que podem comparecer ao evento de carro e estacioná-lo no pátio dos fundos ou a pé.

Serviço

Santa Felicidade

Terminal Santa Felicidade - 917 - Jardim Ipê, Rua Santa Bertila Boscardin, 213 - Santa Felicidade

Restaurante Madalosso

Av. Manoel Ribas, 5875 - Santa Felicidade

Data: 27 de novembro até 19 de dezembro

Local de embarque: Rua Me Clélia Merloni

 

Parque Barigui

Inaugurado em 1972, o Parque Barigui é um dos principais pontos de lazer dos Curitibanos.

Além do  roteiro do Caminho de Luz com caminhos que passam por túneis iluminados, as atrações são completadas com a Banda de Noéis, teatro de Presépio Vivo e Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria, o Parque Barigui ainda conta com diversas decorações natalinas incluindo  uma enorme árvore de natal com 2 metros de altura e 54 mil pontos de luz. A árvore foi  instalada no meio do lago com patrocínio do Park Shopping Barigüi.

Serviço

Parque Barigui

Av. Cândido Hartmann, S/N - Bigorrilho, Curitiba 

Data: até 23 de dezembro

Local de embarque: Avenida Cândido Hartmann, em frente ao Museu do Automóvel

 

Setor Histórico

Lar da antiga Vila Nossa Senhora da Luz, o local preserva uma parte importante da história de Curitiba. 

Durante o Natal o setor histórico será apresentada a Ópera nas janelas e sacadas do Palácio Garibaldi. Nas vozes de cantores líricos, como Maria Callas e Pavarotti, serão apresentadas óperas como Mio Babbino Caro (Puccini), La Traviata (Giuseppe Verdi), La Donna é Mobile (Giuseppe Verdi) e Adeste Fidélis (John Francis Wade), entre outras. As apresentações acontecem nos dias 19, 20 e 21/12, às 19h30.
 

Serviço

Palácio Garibaldi

Praça Garibaldi, 12 - São Francisco, Curitiba 

Data: 19, 20 e 21/12, às 19h30.

Local de embarque: Praça Garibaldi, em frente a Sociedade Garibaldi

 

Rua das Flores

O último ponto com atrações é a Rua das Flores. A rua é o primeiro calçadão do Brasil e é considerada como um verdadeiro shopping a céu aberto.

A rua XV de Novembro será transformada pela magia do natal contando com decorações, luzes LED nos postes e prédios históricos e claro a Árvore da Vida. A árvore tem 18 metros e é patrocinada pelo Boticário. A Árvore da Vida recebe esse ano uma decoração de flores e painéis LED em forma de janelas, exibindo fotos dos visitantes .

Também no calçadão da XV serão realizados os bancos do diálogo, decorados aconchegantemente para estimular a boa e velha conversa presencial. 

 

Serviço

Rua das Flores

Rua XV de Novembro - Alto da XV

Árvore da Vida: até 8 de janeiro

Local de embarque: Avenida Luiz Xavier, em frente a Galeria Tijucas

 

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Categoria: Eventos