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EstaR Digital completa dois anos com 16 milhões de operações


Foto: Hully Paiva/SMCS

| 10/5/2022

O EstaR Eletrônico completou dois anos de funcionamento em Curitiba com um saldo positivo 16 milhões de operações e 19 mil vagas regulamentadas na cidade.

“O sistema modernizou o estacionamento regulamentado na cidade, deu agilidade e facilitou a vida do usuário. Houve total aceitação da população”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

O modelo digital foi lançado em 16 de março de 2020 e conviveu com a versão de papel até julho do mesmo ano, quando passou a valer apenas o sistema eletrônico. “Fizemos uma transição gradual para que as pessoas se familiarizassem com o sistema”, disse.

Como fazer

Para usar o EstaR Eletrônico, o motorista compra um crédito - por aplicativo de celular ou em pontos de venda físicos. O usuário se inscreve no aplicativo escolhido, coloca o número da placa, sua localização e o tempo de permanência e faz o pagamento.

O EstaR eletrônico conta com nove aplicativos homologados: Meu EstaR; Faz Digital Curitiba; El Parking; Zul EstaR Digital; EstaR Digital Zazul; Transitabile; Estacionamento Digital; Estar Digital Curitiba; e Estar Curitiba. Eles podem ser baixados nas plataformas Android e iOS.

O usuário pode escolher e fazer o download de um ou mais aplicativos, de acordo com sua preferência. Além disso, são 340 pontos comerciais e de serviços que estão habilitados também a vender créditos para quem não tem o celular disponível.

Os pontos de venda são úteis para quem não tem celular ou ficou sem bateria e não pode acessar os aplicativos naquele momento. São restaurantes, papelarias, farmácias, padarias e cafeterias.

Apesar da oferta de pontos fixos, a preferência absoluta é pela compra eletrônica. A participação dos pontos fixos na venda de créditos é de 0,002% do total de operações.

A alta adesão aos aplicativos também pode ser explicada pelo fato de que alguns destes aplicativos também são utilizados pelas concessionárias de pedágio, estacionamentos privados em shopping centers, entre outras funcionalidades as quais os usuários já estão familiarizados.

Também é possível fazer a operação à distância, para que alguém que não está familiarizado com a tecnologia, possa estacionar.

Fracionamento

Outra inovação que o meio eletrônico trouxe foi o pagamento fracionado do estacionamento e a extensão do tempo ativado, pagando somente pelo uso do tempo utilizado. Os créditos são fracionados de 15 em 15 minutos, com custo de R$ 0,75 para o período. A hora cheia R$ 3.

Caso tenha que mudar o carro de área, uma nova compra terá que ser feita. O aplicativo emitirá um aviso ao usuário quando o prazo estiver próximo de vencer. Saiba mais em https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/EstaR

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