Após requalificação e obras da Prefeitura no entorno, estação-tubo Itajubá volta a funcionar em Curitiba

Pedro Ribas/SMCS

| 26/5/2023

Usuários do transporte coletivo e moradores do bairro Novo Mundo, na Regional Portão, estão satisfeitos. A estação-tubo Itajubá, na Avenida República Argentina, voltou a operar na quinta-feira (25/5), após a conclusão das obras no pavimento e calçadas.

Os passageiros já podem utilizar novamente os pontos de parada, nos dois sentidos da via. A obra integra o conjunto de intervenções da Prefeitura de Curitiba para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

De acordo com a Urbs, o movimento médio de movimento nos dois sentidos da estação é de aproximadamente 950 embarques por dia. Pelas estações circulam as linhas 202 Cabral/Capão Raso; 203 Santa Cândida/Capão Raso; 502 Circular Sul (horário); 602 Circular Sul (antihorário); e 603 Pinheirinho/Rui Barbosa; e X20 Portão/Sítio Cercado.

Josiane Lea de Souza e o filho César Roberto de Souza foram alguns dos primeiros passageiros a passar pela estação-tubo completamente reformada. A ida à consulta médica virou um passeio animado para a dupla.

“Foi uma grande alegria ver o retorno da estação, estávamos precisando caminhar bastante até chegar na substituta. Mas valeu a espera”, contou Josiane.

Durante a execução dos serviços os passageiros tiveram que utilizar as paradas próximas para embarque e desembarque.

Como ficou

A intervenção incluiu o alargamento da canaleta exclusiva, para permitir a ultrapassagem de ônibus, novo traçado e melhorias nas vias lentas, novas calçadas que seguem um planejamento de vanguarda e priorizam o pedestre na ocupação do espaço urbano, moderno sistema de iluminação, paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

“Alguns trechos da via agora são elevados, com mínima segregação de pistas que induzem a um novo comportamento de pedestres, motoristas e demais cidadãos em diferentes modais. Floreiras na área de passeio deram um charme especial ao local”, esclarece Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de obras.

Novo visual

As mudanças conferiram um novo visual ao local, que foi aprovado pelos moradores e comerciantes da região, além dos usuários do transporte coletivo.

O aposentado Nicolau Ronanichn, 76 anos, soube no dia anterior sobre a reativação da estação-tubo e planejou antecipadamente seus deslocamentos. Morador da área, destacou a valorização que as obras promoveram na região.

“Ficou muito bom e bonito, uma mudança radical na área, um novo patamar, além de ser melhor ter a estação funcionando perto de casa”, contou Ronanichn.

No comércio também são muitos os satisfeitos com as melhorias. Para Renata Hansen, dona da Banca Novo Mundo, que foi relocada e ganhou espaço estratégico no novo calçadão, em frente à estação-tubo, a requalificação representou uma nova oportunidade para impulsionar os negócios.

Estimulada pelas mudanças na região, o pequeno comércio herdado do pai, o agora aposentado Rafael Albuquerque Cândia, 81 anos, que ao longo de pouco mais de três décadas fez da banca o sustento da família, também passou por reforma.

“Achei que valia investir na banca, modernizá-la e agregar novos serviços para acompanhar as mudanças no local. Ainda é o primeiro dia após o retorno da estação, com os passageiros circulando na porta da banca, mas o movimento já aumentou”, comemorou Renata.

A relocação foi feita pelo município, mas a reforma de Renata, que criou um espaço especial para os clientes consumirem as opções de doces, salgados, cafés e refrigerantes no local, virou uma opção para um saboroso lanche na descida ou entrada do ônibus. Os quitutes são frescos, preparados no capricho. A comerciante também investiu em novas prateleiras e balcão.

“Modernizamos o comércio tal qual foi feito com a via, para evoluir junto”, completou Renata.

Ligeirão Norte-Sul

A obra para ampliar o trajeto do ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, e abrange 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras.

Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch e agora Itajubá, todas nos dois sentidos. Há intervenções sendo executadas em iutras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde)

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Menor tempo de viagem

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e permitirão tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul.

Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.

Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs