Até sábado, tem festival de gastronomia alemã em Curitiba; veja onde

Levy Ferreira/SMCS

| 26/10/2023

Mercado Municipal do Capão Raso (Rua Otto Cabel, 51, em frente ao Terminal Capão Raso) está com uma atração a mais para os frequentadores.

Desde o dia 19 de outubro, está acontecendo o Festival Gastronômico Alemão. Para entrar no clima, a praça de alimentação foi decorada com tecidos no teto com a cores da bandeira alemã.

Além disso, cada estabelecimento da praça de alimentação oferece pratos e lanches da culinária alemã a partir de R$ 10 até R$ 35, além de chope submarino e vinhos alemães com 35% de desconto. O festival vai até sábado (28/10).

Chucrute e salsicha

Entre as delícias estão pratos tradicionais alemães, como bratkartoffeln (batatas com cebola roxa, cominho, bacon, pimenta e páprica); spatzle (massa artesanal servida com molho de nata defumada, cupim assado e cogumelos paris); bockwurst (salsichas bock e bratwurst temperadas com cebola roxa, queijo muçarela, mostarda escura e cebolinha verde e servida com chucrute e batata frita).

Também são ofertadas opções doces como strudel de maçã, pretzel com sorvete e donauwelle - bolo com creme de baunilha, chocolate meio amargo e cereja, receita que homenageia o Rio Danúbio, o segundo mais longo da Europa, que nasce na Floresta Negra, na Alemanha.

Crepe de strudel

A lanchonete Tia Su Churros & Crepes, por exemplo, criou o prato crepe de strudel de maçã para o festival da gastronomia germânica.

“Esta é uma criação específica para este evento. Nós sempre procuramos criar coisas novas para o nosso público”, disse Fabiana Mores Cardoso, que cuida o estabelecimento junto com mais dois irmãos.

A Tia Su Churros & Crepes existe há 35 anos e leva a abreviatura do nome da mãe de Fabiana, Sueli Mores Cardoso, que com o marido, Antônio de Lima Cardoso, fundou o estabelecimento.

Depois da pandemia, os gestores passaram a investir na criação de novas versões de crepes. Foi aí que surgiram os crepes de carne seca, frango com queijo catupiry e de carne bovina.

“Quando teve a festa junina, nós criamos o crepe de milho com bacon. São coisas sazonais que só oferecemos em determinadas épocas”, disse Fabiana, que comemora o fato de o estabelecimento ser frequentado por netos de antigos clientes.

31 anos de história

Antigo Shopping Popular, o espaço completou 31 anos em 2023. O espaço passou a se chamar Mercado Municipal do Capão Raso há três anos, depois de uma revitalização que incluiu novo paisagismo, área de alimentação, jardim e decoração. Além disso, ganhou novos pisos, pintura e janelas. O projeto durou seis meses e recebeu R$ 1 milhão em investimentos.

É o terceiro mercado municipal da capital (que tem também o Cajuru e o do Centro). Por dia, entre 5 mil pessoas passam pelo local. Administrado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), conta com área de 12 mil m².

“Temos 100 lojas nos mais variados ramos, como alimentos, confecção, hortifruti, flora, cereais, calçados e outros. Também existem oito bancas e quatro quiosques, além do Armazém da Família”, disse Flávio Guido de Carvalho, encarregado do Mercado Municipal do Capão Raso.

Identidade com a clientela

Aurita de Oliveira, 77 anos, moradora no Novo Mundo, é uma das pioneiras do local.

“Eu frequento isso aqui há 45 anos. Naquela época era rua de chão batido, as carroças encostavam com as frutas e verduras para a comunidade comprar”, contou.

A história de Aurita está intimamente ligada ao local, tanto que ela chegou a trabalhar por 3 anos na loja da Saza Lates. “Eu gosto muito de passear aqui. Eu sou freguesa de uma loja de roupas, do Armazém da Família e também venho para pagar as minhas contas”, contou.

Quem também sempre dá uma passadinha pelo centro de compras é Edite Gnap, 71 anos, moradora no Novo Mundo.

“Eu vi isso aqui nascer. Antigamente era uma fábrica e com o tempo se transformou no mercado”, recordou.

Ela também disse qual é o seu roteiro favorito no local. “Gosto muito do pastel que tem aqui, compro sempre folhagens e roupas também”, disse.

Integração temporal

O Mercado Municipal do Capão Raso permite a integração com o Terminal Capão Raso, que fica ao lado, por meio do cartão-transporte da Urbs.

O passageiro que sai do terminal pode fazer compras e retornar ao terminal sem que seja necessário pagar uma nova tarifa, dentro de um período de duas horas. No estacionamento, o cliente paga R$ 5,00 por 30 minutos, R$ 10,00 a primeira hora e a segunda hora é gratuita. O centro de compras funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h.

Categoria: Eventos