Comércio da Rua da Cidadania da Matriz tem presentes, utilidades e itens para as ceias de fim de ano

Hully Paiva/SMCS

| 6/12/2022

Moradores e turistas que percorrem as ruas centrais da cidade para apreciar as atrações natalinas podem aproveitar e visitar a Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa. Lá, onde está instalada uma das árvores de Natal gigantes da cidade, funcionam o Mercado Central e o Centro Comercial Rui Barbosa.

São 400 boxes, quiosques e lojas situados na parte interna (o mercado) e externa (o centro comercial) do local, oferecendo utilidades, presentes e itens para as ceias de fim de ano – como o Sacolão da Família - além de salões de beleza, padaria, presentes, bijuterias, chapéus e bonés, açougue, sorveteria e pet shop. Também conta com lanchonetes e banheiros.

“É um ponto de comércio popular muito variado, tradicional e alegre da nossa cidade”, resume a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani. Os comerciantes são permissionários das unidades, administradas pela Urbs.

Ponto de encontro de gerações

Um dos comerciantes estabelecidos no Mercado Central desde sua abertura, há 25 anos, Anderson Alves dos Santos é o responsável pela Space Tech’s Store. O espaço é um mix de sebo de jogos eletrônicos com novidades e que já se tornou referência para o público do segmento.

Paraíso para as diferentes gerações apaixonadas por games, lá é possível encontrar desde jogos e componentes analógicos até os de fabricação mais recente. “A loja também oferece reproduções de jogos de época feitas por fãs brasileiros, que atraem clientes de 4 a 80 anos”, conta.

Feitos à mão

A poucos metros de distância, o point do mundo geek na Rua da Cidadania convive com o mais tradicional do artesanato. Um exemplo é o box da ex-zeladora Valniceia de Oliveira Camporeis, que começou vendendo na Feirinha do Largo da Ordem.

Há dois anos na Rua da Cidadania, Valniceia tem como carro-chefe do espaço as toalhas de prato decoradas com aplicações e bicos de crochê. Motivos relacionados à cidade (como a estufa do Jardim Botânico) e temáticos (como Natal e Páscoa) podem ser vistos em suas criações. “Comecei bem na época da pandemia mas melhorou muito”, conta a artesã. Quando o movimento no balcão permite, adianta novas peças na máquina de costura que mantém no local.

Também artesão, Charles Luciano Hastreiter Villanueva se dedica à criação de produtos esotéricos, que ele molda, pinta e cola em casa. Mandalas e filtros dos sonhos são alguns dos destaques do box, que dividem espaço com artigos industrializados.

De carro ou de ônibus

O acesso a esse variado centro de comércio popular é garantido pela facilidade de transporte. A Praça Rui Barbosa, onde está a Rua da Cidadania da Matriz, é o terceiro mais movimentado terminal de ônibus da cidade, depois de Pinheirinho e Capão Raso.

A Rua da Cidadania também tem ponto de táxi próximo e, no subsolo, um estacionamento particular com 180 vagas.

Compras de Natal no Mercado Central
Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, 101)
Aberto de segunda a sexta-feira (das 9h às 19h) e aos sábados (das 9h às 18h)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Categoria: Outros