Curitiba é a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil

| 4/10/2022

Curitiba é a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022. O anúncio e a entrega do troféu ao prefeito Rafael Greca foram feitos, no Connected Smart Cities Forum, nesta terça-feira (4/10), em São Paulo.

A capital paranaense já havia liderado o ranking em 2018, passando para o terceiro lugar nas três últimas edições. Neste ano, Curitiba mais uma vez é a primeira colocada, superando São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

A cidade também ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo, mesma colocação do ano passado, e em segundo em Tecnologia e Inovação.

“Em Curitiba, inovação é um processo social. A cidade só é inteligente quando melhora e facilita a vida das pessoas”, disse o prefeito.

Greca também destacou que a liderança em Empreendedorismo é uma conquista significativa, pois comprova a eficácia do Plano de Aceleração de Curitiba, colocado em prática para a recuperação pós-pandemia. “É um trabalho feito em conjunto de todo o ecossistema do Vale do Pinhão, com os empreendedores da cidade e com diversas outras instituições que nos apoiam”, acrescentou o prefeito.

O ranking

O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Segundo Greca, que participou também em São Paulo de um painel de debates sobre os desafios da Cidade Inteligente, os resultados do Connected Smart Cities 2022 são mais uma prova de que Curitiba está no caminho certo. “Voltamos ao primeiro lugar com números expressivos em empreendedorismo, urbanismo, tecnologia e inovação, setores fundamentais para o crescimento contínuo da cidade na nova economia e no novo mundo conectado em 5G. A cidade que abre uma empresa em seis horas, a que gera empregos ainda mais rapidamente, sustentável, humana e inteligente.”

A evolução de Curitiba no ranking foi destacada na edição desta terça-feira (4/9) do jornal O Estado de São Paulo.

O prefeito recebeu ainda os troféus de Cidade Mais Inteligente da Região Sul e Cidade Mais Inteligente acima de 500 mil habitantes. Ele está em São Paulo, até o fim desta terça-feira, acompanhado de Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário de Administração, Gestão de Pessoal e TI; Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs; Alexandre Amorim, presidente do ICI; Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; e Lucas Navarro de Souza, assessor de Articulação Política da Prefeitura.

Fórum

O fórum nacional Connected Smart Cities 2022 propõe o debate de iniciativas para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, reunindo empresas do setor privado, entidades e governo.

Na programação, que vai até quarta-feira (5/9), palestras, apresentações, rodadas de negócios e a presença de empresas nos estandes montados na área de exposições. Curitiba participa com estande da Urbs.

Curitiba ainda está representada no evento com a participação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, no painel do Fórum InovaCidades, que reúne as secretarias municipais de inovação. Ela participou do painel Cidades Conectadas – Agenda Estratégica Fórum InovaCidades.

Na área de Mobilidade, Curitiba esteve presente no painel Mobilidade – Data Analytics, no qual Thiago Marquardt, gerente de Desenvolvimento, Inovação e Criação da Urbs, falou sobre Metodologia e aplicação de inovação no transporte coletivo.

No eixo Educação e Saúde, Mauricio Pimentel, diretor de Sistemas e Inovação do Instituto Cidades Inteligentes (ICI), participou do painel Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas, com a palestra Inovação e resiliência nas cidades.

Categoria: Outros