Curitiba passa a contar com ponto público para carregamento gratuito de carros elétricos

José Fernando Ogura/SMCS.

| 8/5/2023

Curitiba deu mais um passo em busca da descarbonização para se tornar uma cidade com mobilidade ainda mais sustentável. Nesta sexta-feira (5/5) foi inaugurado o primeiro ponto público da cidade para carregamento de veículos elétricos, que poluem menos. O equipamento foi instalado no SmartPark São Francisco, na Rua Jaime Reis, esquina com Ermelino de Leão, no São Francisco.

A partir de agora, quem tem um carro elétrico pode estacionar e usar a energia fornecida pelo equipamento público de carregamento sem pagar nada. A Urbs, que administra o SmartPark, isenta veículos elétricos da cobrança do EstaR. Essa é uma forma de incentivar que mais carros elétricos circulem pela cidade.

O equipamento foi doado para a Prefeitura de Curitiba pela empresa britânica Rinno Energy, startup que participa do Invest Paraná. A parceria para a doação foi construída com a intermediação do Consulado do Reino Unido no Paraná.

De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a inauguração do primeiro ponto público de carregamento para veículos elétricos é uma iniciativa alinhada ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima)

“Esse é um primeiro passo dentro do SmartPark São Francisco. Importante dizer que quem tem o carro elétrico pode usufruir do estacionamento sem pagar o EstaR, pois temos o cadastro dos carros elétricos e que são isentos da cobrança, e também não paga pela energia consumida”, explicou Maia Neto.

O equipamento de carregamento tem capacidade máxima de 7 kW de entrega de energia por hora. O morador de Curitiba ou turista que deixar o carro elétrico estacionado e carregando no SmartPark São Francisco durante uma hora terá uma autonomia entre 40 a 50 quilômetros para rodar. Aos domingos é possível aproveitar a Feira do Largo da Ordem e em duas horas o motorista poderá se deslocar por até 100 quilômetros, distância equivalente até o Litoral Paranaense ou a Ponta Grossa.

“Com estas iniciativas queremos gerar para o cidadão locais onde ele possa fazer o carregamento e assim incentivar cada vez mais o uso do carro elétrico. Quanto mais pontos públicos, mais vamos incentivar o uso de uma energia sustentável, limpa”, disse o presidente da Urbs, lembrando que Curitiba tem um objetivo de zero emissões de poluentes no transporte público, até 2050.

Entre as ações para atingir essa meta estão os testes com os ônibus elétricos na cidade e agora o primeiro ponto público de carregamento para carros elétricos.

Cidade inovadora

O cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson, destacou que a parceria com a Prefeitura é mais um exemplo de como as cidades unidas podem buscar a inovação.

“Curitiba é uma cidade inovadora, uma smart city. A inovação faz parte do DNA da capital paranaense. O Reino Unido também é inovador e um líder global em inovação e mobilidade sustentável. Juntos somos mais inteligentes”, afirmou Patterson.

Segundo o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, esse é mais um exemplo da sólida parceria entre Curitiba e o consulado do Reino Unido no Paraná. “Essa é uma das áreas prioritárias da gestão que é a descarbonização da nossa economia. Curitiba vai continuar estabelecendo outras parcerias em nível de cooperação internacional para promover as mudanças que a cidade precisa para se adaptar a uma nova realidade climática e global cada vez mais desafiadora”, definiu Feijó.

O equipamento instalado no SmartPark São Francisco foi preparado para ser usado em áreas públicas. “Ele não tem parafusos aparentes, nem cabos. Também é protegido contra vandalismos”, explicou Fabrizio Romanzini, da empresa Rinno Energy.

Também participaram da inauguração do ponto de carregamento para carros elétricos no Smart Park São Francisco a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; o diretor-técnico da Agência Curitiba, Paulo Krauss, o engenheiro da divisão de Projetos Especiais da Copel, Rodrigo Braun, e representantes da startup Rinno Energy Fabrizio Romanzini e Marcellus Schivinski.

SmartPark

O SmartPark São Francisco, estacionamento inteligente, foi inaugurado em julho de 2021. Ele funciona como modelo de estacionamento rotativo, ativado por meio do EstaR eletrônico, como funciona o estacionamento regulamentado nas ruas de Curitiba, mas em uma área própria, onde ficava a antiga Sociedade Operário.

Localizado na Rua Jaime Reis, esquina com Ermelino de Leão, o SmartPark oferece 94 vagas, em 3.236 metros quadrados, que funcionam 24 horas.

O SmartPark possui placas com QR Code, que direcionam para os aplicativos cadastrados no sistema. O EstaR eletrônico conta com nove aplicativos ativos: Meu EstaR; Faz Digital Curitiba; Mowiz; Zul EstaR Digital; EstaR Digital Zazul; Estacionamento Digital; Estar Digital Curitiba; Estar Curitiba e AppZul.  Eles podem ser baixados nas plataformas Android e iOS. Saiba mais aqui

Categoria: Eventos