Notícias
Curitiba recebe menção honrosa em premiação internacional de transporte sustentável
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A cidade de Curitiba, uma das finalistas no prêmio internacional de transporte público sustentável - Sustainable Tranport Award (STA) - recebeu menção honrosa do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), promotor da premiação. A distinção é um reconhecimento às iniciativas inovadoras da capital paranaense, como a abertura de dados do transporte público para empresas e pesquisadores, o apoio às iniciativas empreendedoras de aluguel de bicicletas elétricas no Parque Barigui e maior atenção à mobilidade para pessoas com deficiência, com iniciativas como o ônibus Acesso, que faz o transporte de pessoas com deficiência cadastradas para tratamentos de saúde; e os semáforos inteligentes, que ampliam o tempo de travessia para pedestres com mobilidade reduzida, quando acionados pelos cartões de Isento e Respeito.
“Curitiba foi reconhecida mais uma vez pelo conjunto de iniciativas inovadoras no seu sistema de transporte coletivo, isso se dá graças ao ambiente inovador que possibilita a criação e melhoria da mobilidade”, observou o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Junior.
O STA é concedido anualmente, desde 2005, a cidades que tenham implementado iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como promovam a redução da emissão de gases do efeito estufa durante o ano anterior.
A cidade vencedora da última edição do STA foi a capital chilena, Santiago. A cerimônia de premiação será realizada em janeiro de 2017, em Washington (EUA), quando serão entregues também as menções honrosas às cidades de Curitiba e Windhoek, da Namíbia. Também concorriam ao prêmio Dubai (Emirados Árabes), Joanesburgo (África do Sul) e Bucheon (Coréia do Sul).
A comissão de seleção inclui especialistas e organizações internacionais que trabalham com o transporte sustentável, como Instituto de Transporte e Desenvolvimento de Políticas, WRI Ross Centro de Cidades Sustentáveis, Banco Mundial, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ ) GmbH, Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), Limpe Instituto Air, Clean Air Asia, CODATU e Despacio.
Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento
Fundado em 1985, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, poluição atmosférica, acidentes de trânsito e a desigualdade social.
Com sede na cidade de New York (EUA) e escritórios na Argentina, Brasil, China, Índia, Indonésia, México e Washington D.C. (EUA), o ITDP possui uma equipe multidisciplinar de mais de 60 profissionais especialistas em planejamento urbano, engenharia de transportes e políticas públicas, dentre outras áreas.