Curitibinhas conhecem o funcionamento no transporte coletivo e aprendem sobre sustentabilidade

Hully Paiva/SMCS

| 27/4/2023

Depois de dois anos, está de volta o projeto Cidadania Jovem – Informar para Formar. Promovido pela Urbanização de Curitiba (Urbs) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) junto a estudantes da rede municipal de ensino, o projeto tem como objetivo despertar a consciência sobre cidadania, educação, sustentabilidade e respeito ao bem público, em especial no transporte coletivo.

O projeto, que ficou suspenso por conta da pandemia, foi retomado nesta quarta-feira (26/4), com a participação de 58 estudantes dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Érico Veríssimo, no Alto Boqueirão, e Julio Moreira, no São Braz

As crianças assistiram a uma palestra na sede da Urbs, no Jardim Botânico, e visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora, por meio de câmeras, todo transporte coletivo de Curitiba.

“O que é de todos, cada um cuida um pouquinho. É essa mensagem que queremos passar para as crianças, contribuindo para que elas se tornem, no futuro, adultos responsáveis, comprometidos com a preservação do meio ambiente e do transporte coletivo”, diz Clodoaldo Valentim, coordenador do CCO e responsável pelo projeto.

Os estudantes aprenderam sobre o funcionamento do transporte coletivo de Curitiba e sua importância para a sustentabilidade e a mobilidade nas cidades, contribuindo, com a substituição dos carros pelo transporte público, para a redução dos congestionamentos e da poluição atmosférica.

As crianças também tiveram informações sobre o prejuízo causado pelo vandalismo e pelos fura-catracas e o risco de acidentes com condutas inadequadas de pedestres e ciclistas nas canaletas.

“Acho muito importante. Eu pego ônibus com a minha vó para ir à igreja e já vi muitos ciclistas na traseira dos ônibus, o que é errado. Temos que ter cuidado para andar em segurança e fazer o nosso papel”, disse Melissa Carvalho dos Santos, de 9 anos, aluna do 5º ano.

Passeio

Com a retomada, o projeto vai promover visitas quinzenais de estudantes à Urbs. Desde setembro de 2014, data de lançamento do programa, foram atendidas 6.316 crianças.

Os estudantes que participarem do projeto deverão produzir um vídeo de até três minutos demonstrando, por meio de narração, música, teatro, dança ou outra escolha, o que foi aprendido na palestra e na visita ao CCO. A turma criadora do vídeo escolhido por uma comissão julgadora participará de um passeio da Linha Turismo.

Lara Bastos, de 10 anos, estudante do 5º ano, aprovou a visita. “Eu ando de ônibus e é muito legal saber mais sobre o transporte coletivo”, disse.

A criançada se divertiu ao saber algumas curiosidades do transporte coletivo como o peso dos biarticulados - que têm 40 toneladas, equivalente a 40 carros pequenos - e a distância que os ônibus da capital percorrem, por dia. São 300 mil quilômetros, o equivalente a dar sete voltas e meia na Terra.

"Esse tipo de ação é de grande importância, pois ao criar a consciência de responsabilidade social e ambiental nas crianças, estamos fornecendo as bases para cidadãos mais responsáveis. Ao inserí-los como corresponsáveis pela melhoria na mobilidade da cidade eles se tornam multiplicadores dos benefícios do uso do sistema e da necessidade do cuidado com os equipamentos urbanos", afirma Valentim.

Categoria: Eventos