TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Delegação da Argentina


Carlos Roberto Bispo/IPPUC

Comitiva da Argentina, técnicos da Urbs e Ipuuc, na estação tubo Santa Bernadete, Linha Verde.

| 14/12/2012

Uma delegação formada por empresários e técnicos do governo argentino da área de transportes, visitou a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, no último dia 12, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta sexta-feira (14), com o objetivo de conhecer as experiências de Curitiba nas áreas de transporte e planejamento urbano.

Na Urbs, o grupo participou de palestra técnica com apresentação de funcionamento do sistema de transporte,  visitou o Centro de Controle Operacional (CCO), que concentra o monitoramento do trânsito e do transporte em tempo real, e também percorreu a Linha Verde, a bordo dos ligeirões da linha Pinheirinho/Carlos Gomes.

Os visitantes demonstraram grande interesse pela experiência curitibana, especialmente as inovações mais recentes, como o uso do biocombustível 100% à base de soja, usada nos ligeirões azuis e a recente entrada em operação de 30 ônibus híbridos – os Hibribus, movidos simultaneamente por motores elétricos e com biocombustível, já em operação na linha Interbairros I e outras quatro linhas convencionais. A integração físico-tarifária igualmente foi objeto de  interesse.

Durante a visita à Linha Verde, o grupo conheceu o console instalado no painel do Ligeirão, que permite a comunicação direta do motorista com o CCO, permitindo a transmissão imediata de ocorrências, como acidentes, bloqueios de via ou eventual necessidade de desvios. A Linha Verde chamou a atenção pela estrutura do corredor formado por largas vias, além da preferência dada ao transporte ao longo de todo o eixo.

Na companhia de técnicos da Urbs e do Ippuc, o grupo, ainda durante a visita, conheceu a integração temporal disponível na Linha Verde, que permite ao usuário que vai ao centro da cidade, por exemplo, passar em qualquer uma das cinco estações e retornar ao bairro desembolsando apenas o valor de uma tarifa.

O grupo foi liderado por Hector Poggiese e Ines Schmith, ambos coordenadores do Plano Diretor de Transporte e Trânsito de Mar del Plata. A cidade, com cerca de 600 mil habitantes, fica na Província de Buenos Aires.

Categoria: Intercâmbio