TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Funcionárias da Urbanização de Curitiba são orientadas sobre prevenção ao câncer de mama


José Fernando Ogura/SMCS

| 26/10/2023

No mês dedicado à conscientização sobre câncer de mama, trabalhadoras da Urbanização de Curitiba (Urbs) assistiram, nesta quarta-feira (25/10), a uma palestra com a temática do Outubro Rosa. O evento foi realizado na sede da Urbs, no Jardim Botânico, em parceria com a Unimed. 

Funcionárias de todas as áreas da Urbs foram convidadas para aprender a perceber sintomas que podem ajudar a diagnosticar a doença, e também atitudes que podem diminuir as chances de desenvolvimento do câncer. 

A palestrante Luana Germano reforça a importância dos cuidados. “É de extrema importância que as mulheres conheçam o seu próprio corpo para perceber qualquer alteração que possa indicar o surgimento de um tumor, e com o diagnóstico precoce o tratamento é muito mais efetivo”, pontua a enfermeira.

As palestras sobre saúde ocorrem mensalmente na Urbs, através de um programa de saúde empresarial e focadas principalmente na prevenção. A fiscal Tenisa Radke, de 54 anos, nunca perde a oportunidade de participar das orientações, e já tinha expectativas para a palestra deste mês, “A gente sempre aprende algo novo, principalmente sobre nosso próprio corpo, e já estávamos na expectativa da palestra do Outubro Rosa”, comenta.

Um ponto importante levantado pela enfermeira Fernanda nesta tarde é que o cuidado é necessário independente da idade. Mesmo que mulheres acima de 60 anos, ou pós-menopausa tenham maior probabilidade de desenvolvimento de câncer de mama, ele pode ocorrer em qualquer mulher. A estagiária da URBS Paola Queiroz, de 22 anos, relata ter aprendido muito com o evento.

“Gostei muito de participar, não sabia sobre muitos dos fatores de risco apresentados. Além de levar para minha família o aprendizado de hoje, também vou prestar mais atenção no meu próprio corpo”, diz Paola.

Categoria: Eventos