TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Integração temporal na Praça Carlos Gomes vai beneficiar 15 mil passageiros do transporte público por dia


| 24/11/2025

O sistema de transporte coletivo de Curitiba ganhou uma nova funcionalidade e facilidade para os usuários nesta segunda-feira (24/11). O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou o Terminal de Integração Temporal da Praça Carlos Gomes, no Centro da cidade. A integração passa a valer a partir de agora para três linhas expressas e oito linhas convencionais. A estimativa da Urbs é que a integração vai beneficiar 15.244 passageiros por dia. 

Podem fazer a integração os usuários das linhas expressas Ligeirão Boqueirão, Boqueirão-Parador e Pinheirinho/Carlos Gomes e das linhas convencionais Marechal Hermes/Santa Efigênia, Ahú/Los Angeles, Água Verde, Jardim Social/Batel, Tarumã, Alto Tarumã, Cajuru e Solitude.

O prefeito Eduardo Pimentel lembrou que a Prefeitura também já fez a integração temporal na Praça Rui Barbosa, em agosto. “Quem ganha com isso é o cidadão curitibano, a população que utiliza o transporte todos os dias. Isso é melhoria na qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora”, disse Pimentel, ao lembrar que com a mesma passagem o passageiro pode seguir para destinos diferentes com a integração. 

Todos os eixos integrados

Com essa integração temporal da Praça Carlos Gomes e da Praça Rui Barbosa, Curitiba passa a contar com os seis eixos do transporte coletivo com integração temporal. O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, explicou que esse é um grande avanço e modernização para o sistema de transporte coletivo. 

“É um marco porque Curitiba nunca teve uma integração temporal tão ampla e hoje todos os eixos do transporte ficam integrados. No futuro, numa próxima etapa, poderemos ter o bilhete único”, explicou Maia Neto. 

Como vai funcionar

A integração vai funcionar com o tempo de 1 hora entre linhas diferentes de ônibus e 30 minutos entre as estações-tubo. A funcionalidade permite que os usuários embarquem em linhas convencionais e nas linhas expressas da Praça Carlos Gomes e sigam viagem para destinos como Boqueirão ou para Linha Verde sem pagar uma nova tarifa. 

Além da Praça Carlos Gomes, a integração também permite acesso aos expressos da estação Rui Barbosa sem pagar nova tarifa.

A integração também é flexível e permite conexões entre linha convencional para expresso, expresso para convencional e expresso para expresso.

Vantagens

A integração temporal é uma inovação que  já funciona há vários anos e em vários locais da cidade. A conexão temporal funciona entre linhas e também entre o transporte coletivo e equipamentos urbanos, como Ruas da Cidadania, Sacolões e Armazéns da Família e Mercado Municipal Capão Raso. Neste último caso, o passageiro não precisa pagar a passagem de volta após frequentar esses espaços. 

Entre os benefícios da integração temporal estão a economia, pois a modalidade permite que o passageiro utilize mais de uma linha de ônibus pagando apenas uma tarifa; a agilidade, porque o sistema favorece deslocamentos mais rápidos, especialmente para quem precisa usar diferentes linhas para chegar ao destino; e comodidade, por tornar o uso do transporte coletivo mais prático e sem a obrigação de o passageiro ter que buscar terminais ou estações-tubo para fazer a baldeação.

O objetivo também é oferecer mais uma alternativa aos passageiros que ainda não têm acesso à integração no sistema. Mais de 90% do transporte coletivo de Curitiba é integrado fisicamente – via terminais e estações-tubo.

Presenças

Também acompanharam o lançamento do Terminal de Integração Temporal da Praça Carlos Gomes o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti; o diretor-presidente da Curitiba S.A., José Lupion Neto; o presidente e representante do Consórcio Transbus – Setransp, Ângelo Gulin; o representante do Consórcio Pontual, Marco Gulin; o representante do Consórcio Pioneiro, Alaor Morais; o diretor-executivo do Setransp, Luiz Alberto Lenz César; e os vereadores Serginho do Posto, Bruno Rossi, Delegada Tathiana Guzella, Indiara Barbosa, Lórens Nogueira, Meri Martins, Rafaela Lupion e Sargento Tânia Guerreiro.

Categoria: Transporte Coletivo