TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Interbairros IV, V e VI passam a ter pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado


Cesar Brustolin/SMCS

| 8/5/2023

Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que as linhas 040-Interbairros IV, 050-Interbairros V e 060-Interbairros VI passarão a ter pagamento exclusivo por cartão a partir do próximo sábado (13/5).

A tarifa pode ser paga por cartão-transporte da Urbs e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade desde abril de 2022.

O cartão já é opção de pagamento da maioria dos 81 mil dos passageiros/dia destas linhas. Somente 3,56% pagam com dinheiro. 

Praticidade

Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022 e que se encerra com esta última etapa, com todas as 242 linhas da capital.

Lembrando que as estações-tubo e terminais continuam aceitar dinheiro, além de cartões.

Menos assaltos

Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.

 

Agendamento

A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.

Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.

Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Categoria: Transporte Coletivo