Missão da Tanzânia conhece o BRT curitibano, modelo que projetou a capital para o mundo

| 7/2/2023

Representantes do governo da Tanzânia conheceram, nesta terça-feira (7/2), detalhes do sistema de transporte coletivo da capital paranaense e do BRT (Bus Rapid Transit), modelo de canaletas exclusivas de ônibus exportado por Curitiba para mais de 182 países. A missão do país africano está na cidade acompanhada de técnicos da Agência Cooperação Internacional do Japão (Jica).

A Jica participa da missão como suporte, com transferência de conhecimento ao país africano para a evolução de uma rede de BRT em implantação em Dar Es Salaam, a maior cidade da Tanzânia.

Na reunião, na sede da Urbanização de Curitiba (Urbs), no Jardim Botânico, os membros da missão acompanharam apresentações dos técnicos Alyson Prado Wolf e Sergio de Oliveira sobre a Rede Integrada de Transporte.

“Curitiba tem um processo integrado de desenvolvimento do transporte e essa experiência está à disposição dos técnicos da Tanzânia para que possam desenvolver o seu BRT”, disse Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, que recebeu os representantes da Jica, Kuniomi Hirano e Masanori Abe e o diretor da DART, Edwin Paul Mhede, agência responsável pela implantação do BRT na cidade de Dar Es Salaam.

Maior cidade da Tanzânia, Dar Es Salaam conta com a primeira fase já implantada de uma rede de BRT, integrante do DARTOD (Projeto de Desenvolvimento Orientado para o Trânsito - TOD) em funcionamento desde 2016.

Visita guiada

Após a reunião, representantes da Tanzânia conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) e em seguida fizeram uma visita guiada ao sistema de transporte. Eles embarcaram na estação-tubo PUC, na Linha Verde, no sentido Pinheirinho. Lá os técnicos do país africano conferiram o terminal, o maior da cidade, e embarcaram na linha Pinheirinho/Rui Barbosa, até a Praça do Japão.

A agenda de visita técnica segue até a sexta-feira (10/2). Na segunda-feira (6/2), eles acompanharam apresentações no Ippuc, onde retornarão na quinta-feira (9/2) para conferir palestras sobre temas como pesquisa origem-destino; uso do solo; caminhabilidade e acessibilidade; o Plano de Estrutura Cicloviária e investimentos e projetos com soluções integradas.

Além de Curitiba, a missão tem agenda no Rio de Janeiro.

Categoria: Eventos