TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Modelo de transporte de Bogotá é apresentado a técnicos do Ippuc e Urbs


Divulgação

| 12/5/2023

Integrantes das equipes técnicas que compõem as diretorias de Planejamento, Projetos, Informações, Implantação e Administrativo-Financeira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e servidores da Urbs, responsáveis pela operação da Rede Integrada de Transporte (RIT), conheceram, nesta sexta-feira (12/5), detalhes da experiência de mobilidade de Bogotá, que tem como destaque o TransMilenio, sistema de BRT inspirado no modelo de Curitiba.

“A troca de experiências e o compartilhamento de projetos de êxito são importantes para fortalecer o corpo técnico do Ippuc, Urbs e demais órgãos da Prefeitura. Nossas equipes trabalham de forma integrada e compromissada com o futuro de Curitiba”, afirmou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

A apresentação focou a transição da matriz energética do diesel para a eletromobilidade e foi feita pelo diretor de Mobilidade Urbana do WRI, Felipe Ramírez. A palestra abriu o calendário deste ano do Projeto Diálogos Urbanos do Ippuc, para o intercâmbio de conhecimentos sobre o futuro de Curitiba.

“É muito bom ver um auditório cheio de pessoas comprometidas com um projeto importante para a cidade”, afirmou Ramírez, que tem mais de 13 anos de experiência em projetos da área do transporte, tendo sido diretor geral do TransMilenio e secretário de Mobilidade Urbana da cidade colombiana.

O especialista em transporte considera muito importante a meta de Curitiba de chegar a 2030 com 33% da frota movida a eletricidade e com vistas a 100% em 2050. “Outro fato relevante de Curitiba é que a cidade não está pensando apenas em investir nos ônibus elétricos, mas em uma estrutura de mobilidade para atrair demanda, oferecer mais segurança e melhor serviço”, observou Ramírez.

Na palestra, ele destacou que, como parte do compromisso de descarbonização do transporte público, Bogotá conta atualmente 1.485 ônibus elétricos, cerca de 13% da frota. Com investimentos em uma frota menos poluente, Bogotá reduziu em 88% a emissão de materiais particulados na atmosfera da cidade, entre 2012 e 2022.

Descarbonização

No que diz respeito à descarbonização em Bogotá, os ônibus elétricos respondem pela redução de 94.300 toneladas de CO2 por ano e 40 toneladas de Material Particulado a menos anualmente, além da redução de ruído.

Outros benefícios destacados com a eletrificação de parte da frota na cidade colombiana estão na melhoria do serviço e redução dos custos para os passageiros; oferta de informação em tempo real para o planejamento de viagens e a qualificação dos empregos de 3.000 motoristas.

Categoria: Eventos