Movimento de julho supreende setor turístico de Curitiba

Luiz Costa/SMCS

| 3/8/2023

Curitiba viveu um mês de julho movimentado no turismo, com números impressionantes registrados em algumas das principais atrações da cidade.

Torre Panorâmica, um dos cartões-postais mais famosos da cidade, foi uma das atrações que mais se destacou nesse cenário de crescimento, com 19 mil visitantes pagantes em julho, o melhor número desde o início da pandemia. Comparando com julho de 2022, que registrou 15.202 visitantes, a torre apresentou um sólido crescimento de 24,98%. Além disso, em relação ao mês anterior, junho de 2023, o aumento foi ainda mais impressionante, alcançando uma expressiva taxa de 77,75%.

Outro cartão-postal de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu 47.492 visitas em julho, representando um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado, quando contabilizou 36.165 visitantes.

A indústria hoteleira de Curitiba também celebrou o incremento no movimento de hospedagem, de 4,62%. Esse aumento é mais um indicativo do crescimento turístico da cidade e reflete a consolidação do destino.

“Os números refletem o trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto com o trade da nossa cidade. Curitiba é reconhecida por sua rica cena cultural, arquitetura única, belos parques e ampla oferta gastronômica, tornando-se um destino atrativo para turistas de todos os perfis”, comemora Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo

Linha Turismo

Pelo segundo ano consecutivo, a Linha Turismo, que passa por 26 atrativos na cidade, bateu recorde de passageiros em julho. Segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs) foram 25.476 passageiros pagantes, 35,79% superior a 2019, ano considerado referência de normalidade, antes da pandemia, com 18.761. No ano passado, haviam sido 25.003 pagantes.

A Prefeitura vem investindo fortemente na Linha Turismo ao longo do ano, com promoções de preço, o que tem ajudado a aumentar o público do ônibus. “Com a demanda em alta ao longo do ano e o recorde em julho, resolvemos que a linha Turismo, a partir de agosto, passa a funcionar todos os dias da semana em todos os meses, e não mais de terça a domingo”, conta Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Antes, o ônibus de turismo só funcionava todos os dias da semana durante as férias. “Hoje sabemos que muitos turistas querem utilizar a linha também às segundas-feiras. São turistas que passam o fim de semana e querem aproveitar um pouco mais da cidade”, completou.

Outra mudança foi que a transferência do ponto inicial da linha, da Praça Tiradentes, para a Rua 24 Horas, galeria de lojas entre as Ruas Visconde do Rio Branco e Visconde de Nácar, no centro da cidade. Com isso, o movimento da Rua 24 Horas também bateu recorde em julho desse ano. O complexo de 20 lojas e restaurantes, recebeu 2,5 mil turistas por dia em julho, 50% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Aniversário

Dentro da estratégia de promoções ao longo do ano da Linha Turismo, a Urbs também promove, em agosto, uma redução de 40% no preço do bilhete, de R$ 50 para R$ 30 em comemoração aos 60 anos da empresa.

Categoria: Eventos